O ensino de história e a formação cidadã dos jovens: um estudo em uma escola pública de Ituiutaba, MG, Brasil

Autores

  • Astrogildo Fernandes Silva Júnior Universidade Federal de Uberlândia https://orcid.org/0000-0001-8983-4471
  • Camilla Aparecida Nogueira Santos Faculdade de Ciências Integradas do Pontal - FACIP/UFU

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2014v20n1p143

Palavras-chave:

Cidadania, Juventude, Ensino de História

Resumo

O presente texto tem como objetivo refletir sobre como o ensino de história efetivado em uma escola pública da cidade de Ituiutaba, MG, Brasil, pode contribuir na formação cidadã dos jovens estudantes. Recorreu-se a diferentes procedimentos metodológicos, tais como: estudo de documentos e pesquisa no site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE -,  observação,  pesquisa bibliográfica, aplicação de questionários e  técnica do grupo focal. Concluiu-se que a juventude investigada é muito marcada pela influência de drogas e também da violência. São descrentes em relação às políticas públicas. Prevalece uma consciência ainda fragmentada, com características de uma cidadania passiva, abstrata. Faz-se necessário, portanto, incorporar o conceito de cidadania no ensino de história.

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Biografia do Autor

Astrogildo Fernandes Silva Júnior, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia, Professor de História da Universidade Federal de Uberlândia, Campus Pontal.

Camilla Aparecida Nogueira Santos, Faculdade de Ciências Integradas do Pontal - FACIP/UFU

Graduada em História pela Faculdade de Ciências Integradas do Pontal -  FACIP/UFU

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Publicado

2014-03-03

Como Citar

Silva Júnior, A. F., & Santos, C. A. N. (2014). O ensino de história e a formação cidadã dos jovens: um estudo em uma escola pública de Ituiutaba, MG, Brasil. História & Ensino, 20(1), 143–169. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2014v20n1p143

Edição

Seção

Artigos