O ensino de história e a formação cidadã dos jovens: um estudo em uma escola pública de Ituiutaba, MG, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2014v20n1p143Palavras-chave:
Cidadania, Juventude, Ensino de HistóriaResumo
O presente texto tem como objetivo refletir sobre como o ensino de história efetivado em uma escola pública da cidade de Ituiutaba, MG, Brasil, pode contribuir na formação cidadã dos jovens estudantes. Recorreu-se a diferentes procedimentos metodológicos, tais como: estudo de documentos e pesquisa no site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE -, observação, pesquisa bibliográfica, aplicação de questionários e técnica do grupo focal. Concluiu-se que a juventude investigada é muito marcada pela influência de drogas e também da violência. São descrentes em relação às políticas públicas. Prevalece uma consciência ainda fragmentada, com características de uma cidadania passiva, abstrata. Faz-se necessário, portanto, incorporar o conceito de cidadania no ensino de história.
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