O ensino de história nos anos iniciais: apontamentos no processo de construção do conhecimento histórico

Eliane Aparecida Candoti

Resumo


Na busca por novos campos de estudo no ensino de História, nos deparamos com o conceito de literacia histórica desenvolvido por Peter Lee e seus apontamentos sobre a alfabetização histórica já nos anos iniciais. Vários autores discutem essa temática relacionada à contextualização de vivências locais e configurações identitárias do referido meio, onde se evidencia o desenvolvimento de competências que contribuem para o aprimoramento do pensamento histórico, além de favorecer a elaboração de raciocínios cada vez mais complexos. Percebemos que todo esse processo tem início nas necessidades e indagações apontadas pelo grupo em questão, as quais irão motivar novos olhares sobre diferentes contextos, além de ações investigativas sobre os mesmos. 


Palavras-chave


Educação histórica; Literacia histórica; Identidades; Contextualização

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DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2238-3018.2013v19n2p285

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Hist. Ensino
E-Issn: 2238-3018
DOI10.5433/2238-3018
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