Cultura afro-brasileira: um olhar docente da educação básica de Cruz Alta

Autores

  • Vânia Oliveira Freitas Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ
  • Aristeu Castilhos da Rocha Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, Campos Júlio de Castilhos. https://orcid.org/0000-0002-4610-0731

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2014v20n2p87

Palavras-chave:

Etnia. Processo, Pedagogia, Professor, Descendente

Resumo

O Projeto de Pesquisa intitulado História e Cultura Afro-brasileira – Lei 10.639/2003: como um caminho no processo de formação docente, tem por finalidade trazer alguns apontamentos sobre a inclusão do ensino da cultura afro-brasileira no currículo do sistema educacional e sua inserção nas práticas desenvolvidas em sala de aula. Foi apresentado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC da Universidade de Cruz Alta e busca como objetivo central oportunizar a produção de saberes, a formação de professores e a promoção de atividades no campo das relações étnico-raciais. Analisamos questões a partir das perspectivas da atuação dos docentes em sala de aula, bem como os eventuais desafios que se colocam, nos últimos anos para os educadores ao ministrar esta disciplina ainda “nova” no currículo escolar. Chamamos atenção para este amplo e fértil campo de pesquisa, além de apontarmos as inquietações sobre esta realidade.

 

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Biografia do Autor

Vânia Oliveira Freitas, Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ

Doutora em História. Professora Adjunta do Centro de Ciências Humanas e Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social da Universidade de Cruz Alta. 

Aristeu Castilhos da Rocha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, Campos Júlio de Castilhos.

Doutor em História (PUCRS). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, Campos Júlio de Castilhos. 

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Publicado

2014-09-20

Como Citar

Freitas, V. O., & Rocha, A. C. da. (2014). Cultura afro-brasileira: um olhar docente da educação básica de Cruz Alta. História & Ensino, 20(2), 87–103. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2014v20n2p87

Edição

Seção

Artigos