Algumas considerações sobre a educação clássica na Inglaterra vitoriana

Autores

  • Renata Cerqueira Barbosa Universidade Estadual de Londrina (UEL)

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2013v19n2p221

Palavras-chave:

Cultura Clássica, Antiguidade, Ensino de História

Resumo

A História da Educação Clássica na Inglaterra teve seu início na segunda metade do século I d.C. quando o governador romano Agrícola tomou medidas para vincular seus súditos mais perto de Roma. Sob o Império Romano, se estabeleceu um sistema de educação baseado no estudo da imitação dos melhores modelos da literatura, além dos quais, língua e literatura gregas. A Inglaterra do séc. XIX herdou o sistema de ensino da Grammar Schools, mas foi distribuída de forma desigual no país. No início do século, a educação Vitoriana já estava se desenvolvendo nas escolas públicas, mas os métodos de ensino eram diferentes entre as escolas. A escola de gramática sobreviveu desde o Império Romano através da Idade Média e do Humanismo, mas o propósito da instituição começou a ser questionado.  Neste sentido, o objetivo deste trabalho é apresentar algumas características e metodologias empregadas pelos vitorianos no ensino da Cultura Clássica, assim como, avaliar a importância dos Estudos Clássicos para a formação da população Inglesa do período.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Renata Cerqueira Barbosa, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em História pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" Campus de Assis. Professora  da Universidade Estadual de Londrina - UEL. 

Referências

BEARD, M. & HENDERSON, J. Antiguidade clássica: uma brevíssima introdução. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1998.

BEARD, Mary. “Learning to pick the Easy Plums: The Invention of Ancient History in Nineteenth-Century Classics”. In: SMITH, J. & STRAY, C. Teaching And Learning In Nineteenth-Century Cambridge. The Boydell Press: 2001, pp.89-106.

CHERVEL, André & COMPÈRE, Marie-Madeleine. “As humanidades no ensino” In: Educação e pesquisa. São Paulo, jul/dez, 1999. V. 25, n. 2, p. 149-170.

CLARKE, M. L. Classical Education in Britain: 1500-1900.Cambridge: Cambridge University Press, 1959.

FINLEY, Moses. Uso e Abuso da História. São Paulo: Martins Fontes, 1989

MATTELART, A. NEVEU, E. Introdução aos estudos culturais. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.

PEREIRA, Maria Helena da Rocha. Estudos de História da Cultura Clássica II. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1989.

THOMPSON, E. P. Os Românticos: A Inglaterra na era revolucionária. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

TURNER, Frank M. “The Triumph of idealism in Victorian classical studies” In: Contesting Cultural Authority: Essays in Victorian Intellectual Life. Cambridge: Cambridge University Press, 1993.

VANCE, Norman . The Victorians and Ancient Rome. Oxford: Blackwell Publishers, 1997.

Downloads

Publicado

2013-09-26

Como Citar

Barbosa, R. C. (2013). Algumas considerações sobre a educação clássica na Inglaterra vitoriana. História & Ensino, 19(2), 221–240. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2013v19n2p221

Edição

Seção

GT Ensino de História e Educação (ANPUH - PR)