A história do e no Ceará: uma reflexão metodológica sobre os livros didáticos (1889 - 1940)

Fátima Maria Leitão Araújo

Resumo


Este artigo tem como objetivo entender a proposta de História do Ceará presente nos compêndios do período de 1889 até 1940, bem como as peculiaridades no trato com essa fonte do historiador, percebendo as influências presentes na concepção de História no Ceará. Assim, num primeiro momento discutimos o trabalho legado ao livro didático na pesquisa histórica e os tratos metodológicos possíveis a partir desta fonte, para em seguida apresentar nosso objeto de pesquisa, a saber, os livros de História do Ceará, a partir da utilização de alguns dos métodos anteriormente citados. Finalizamos com uma breve apresentação da relação entre este objeto, a concepção de história a ele subjacente e a cultura que representa. Foi através da história cultural e de uma historiografia sobre o assunto que pudemos trabalhar com tal perspectiva e darmos mais um passo no sentido de refletir sobre a metodologia a ser utilizada para o metier do historiador da educação, visando auxiliar aos demais pesquisadores na percepção das diversas faces do livro didático enquanto fonte e objeto de pesquisa. Estas reflexões são resultados angariados ao longo da pesquisa, a partir da qual se pode concluir que havia uma influencia européia desde os anseios de civilização que norteavam a escrita histórica e a necessidade de se fazer uma História do Ceará alinhada ao progresso geral da humanidade, até as próprias concepções de história presentes nas obras didáticas que circulavam entre o período de 1889 a 1940, donde se destacou o Instituto Histórico, Antropológico e Geográfico do Ceará como lugar de memória de onde eram produzidas as obras de história local.

 


Palavras-chave


História do Ceará; Livro didático; Metodologia

Texto completo:

PDF

Referências


ALBUQUERQUE JÚNIOR, D. M. História: a arte de inventar o passado. Ensaios de Teoria da História. - Bauru, SP: Edusc, 2007.

ARAÚJO, F.L.; ASSIS, P. M.; MOREIRA JÚNIOR, R. L. Historiografia e Literatura Didática: A história do Ceará nas páginas da escrita escolar (1890 – 1930). In: RODRIGUES, R. M. et al. História da Educação: teoria, métodos e fontes. Fortaleza: EdUECE, 2012.

BITTENCOURT, C. M. F. Livro didático e conhecimento histórico: uma história do saber escolar. São Paulo, 1993. Tese de doutoramento do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

BITTENCOURT, C. M. F. O livro didático e saber escolar / 1810 – 1910. Editora Autêntica: Belo Horizonte, 2008.

FERNANDES, J.. R. O. O livro didático e a pedagogia do cidadão: o papel do Instituto Histórico e Geográfico brasileiro no ensino de história. Saeculum : Revista de História , João Pessoa, n. 13, jul./dez. 2005.

GASPARELLO, A. M. Construtores de identidades: a pedagogia da nação nos livros didáticos da escola secundária brasileira. São Paulo: Iglu, 2004.

HOBSBAWM, E. J. A era do capital: 1848-1875. 9ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002. [Publicado originalmente em 1975].

LATOUR, B. Jamais fomos modernos: ensaio de antropologia simétrica. Tradução de Carlos Irineu da Costa. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1994.

NAGLE, J. Educação e sociedade na Primeira República. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

NOGUEIRA, R. F. S. A prática pedagógica de Lourenço Filho no Estado do Ceará. Fortaleza: Edições UFC, 2001.

OLIVEIRA, A. L. O Instituto Histórico, Geográfico e Antropológico do Ceará: memória, representações e pensamento social (1887 -1914). Tese apresentada à Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2001.

VIEIRA, S. L. História da Educação no Ceará: sobre promessas, fatos e feitos. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2002.

VIEIRA, S. L. A educação nas constituições: Brasil e Ceará. Fortaleza: Importec, 2007.




DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2238-3018.2013v19n2p39

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Hist. Ensino
E-Issn: 2238-3018
DOI10.5433/2238-3018
E-mail: labhis@uel.br