Ensino de história e currículo: relações entre diretrizes, parâmetros, conteúdos e conhecimento histórico na sala de aula de escolas públicas do ensino fundamental. Uberlândia-MG (2000-2010)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2013v19n1p119

Palavras-chave:

História Social e Escola Pública, Currículo e Ensino de História, Cotidiano Escolar e Conhecimento Histórico.

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados do projeto de pesquisa “Ensino de História e Currículo: relações entre diretrizes, parâmetros, conteúdos e conhecimento histórico na sala de aula de escolas públicas do Ensino Fundamental. Uberlândia-MG (2000-2010)”; que se dedicou a analisar a organização do currículo de História em escolas públicas de Ensino Fundamental (anos finais) de Uberlândia- MG, ao longo do período 2000-2010. Os principais objetivos concentram-se em conhecer e problematizar processos de seleção de conteúdos para a disciplina de História no Ensino Fundamental em escolas estaduais de Uberlândia, relacionando-os à prática docente e ao cotidiano de escolas públicas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Artur Nogueira Santos e Costa, Universidade Federal de Uberlândia

Graduando em História pela Universidade Federal de Uberlândia. Bolsista de Iniciação Científica do CNPq.

Regina Ilka Vieira Vasconcelos, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em História Social pela PUC-SP. Professora dos Cursos de Graduação em História e do Programa de Pós-Graduação em História da UFU.

Referências

ANTONACCI, M. A. M.; AQUINO, M. A. de; CARVALHO, A. M. M. Aprender quais histórias? Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 7, n. 13, p. 153-164, set. 1986/fev. 1987.

ARROYO, M. G. Indagações sobre currículo: educandos e educadores: seus direitos e o currículo. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.
BENJAMIN, W. Sobre o conceito de história. In: BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, p. 222-232.

CABRINI, C. et alii. O ensino de história: revisão urgente. 4. ed. São Paulo: Brasiliense, 2005.

CERTEAU, M. de. A operação historiográfica. In: A escrita da história. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982, p. 65-119.

CHAUÍ, M. de S. O senso comum. In: Convite à filosofia. 7ª ed. São Paulo: Ática, 1996, p. 247-248.

FENELON, D. R. A formação do historiador e a realidade do ensino. Projeto História, São Paulo, n. 2, p. 7-19, ago. 1982.

MICELI, Paulo. Uma pedagogia da história? In: PINSKY, Jaime. O ensino de história e a criação do fato. São Paulo: Contexto, 2011.

NADAI, Elza. O ensino de história no Brasil: trajetória e perspectiva. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 13, n. 25/26, p. 143-162, set. 1992/ago. 1993.

VASCONCELOS, Regina Ilka Vieira. Indagações sobre o lugar da escola pública na produção do conhecimento histórico. In: CARDOSO, Heloisa Helena Pacheco; PATRIOTA, Rosângela. (Org.). Escritas e narrativas históricas na contemporaneidade. Belo Horizonte: Fino Trato, 2011, p. 31-40

Downloads

Publicado

2013-08-18

Como Citar

Costa, A. N. S. e, & Vasconcelos, R. I. V. (2013). Ensino de história e currículo: relações entre diretrizes, parâmetros, conteúdos e conhecimento histórico na sala de aula de escolas públicas do ensino fundamental. Uberlândia-MG (2000-2010). História & Ensino, 19(1), 119–142. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2013v19n1p119

Edição

Seção

Artigos