O ensino da história local e itinerários sobre a disciplina Tópicos de História da Educação em Alagoas: diálogos possíveis

Roseane Maria Amorim, Ângela Maria dos Santos

Resumo


Este texto tem por objetivo principal registrar as experiências vividas na formação de professores e professoras articulando-as com as discussões voltadas para o debate epistemológico do conhecimento histórico escolar. Sendo assim, o presente artigo discute a importância do ensino da história local na formação de estudantes do curso de Pedagogia/CEDU/UFAL que atuam ou vão atuar nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Optamos no primeiro momento por uma reflexão sobre o ensino de História de maneira geral entrelaçado pela discussão sobre o ensino de história local analisando inclusive projetos pedagógicos de Cursos de Pedagogia de algumas Universidades Federais do Brasil. No decorrer do artigo nos debruçamos sobre a experiência vivida na disciplina Tópicos de História da Educação em Alagoas.

Palavras-chave


Educação. Ensino de História. História Local.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2238-3018.2013v19n1p143

Apontamentos

  • Não há apontamentos.