O ensino da história local e itinerários sobre a disciplina Tópicos de História da Educação em Alagoas: diálogos possíveis

Autores

  • Roseane Maria Amorim Universidade Federal de Alagoas
  • Ângela Maria dos Santos Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2013v19n1p143

Palavras-chave:

Educação, Ensino de História, História Local.

Resumo

Este texto tem por objetivo principal registrar as experiências vividas na formação de professores e professoras articulando-as com as discussões voltadas para o debate epistemológico do conhecimento histórico escolar. Sendo assim, o presente artigo discute a importância do ensino da história local na formação de estudantes do curso de Pedagogia/CEDU/UFAL que atuam ou vão atuar nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Optamos no primeiro momento por uma reflexão sobre o ensino de História de maneira geral entrelaçado pela discussão sobre o ensino de história local analisando inclusive projetos pedagógicos de Cursos de Pedagogia de algumas Universidades Federais do Brasil. No decorrer do artigo nos debruçamos sobre a experiência vivida na disciplina Tópicos de História da Educação em Alagoas.

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Biografia do Autor

Roseane Maria Amorim, Universidade Federal de Alagoas

Porfessora de Filosofia, Ensino de História Local e História da Educação na Universidade Federal de Alagoas

Ângela Maria dos Santos, Universidade Federal de Alagoas

Graduanda de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas

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Publicado

2013-08-18

Como Citar

Amorim, R. M., & Santos, Ângela M. dos. (2013). O ensino da história local e itinerários sobre a disciplina Tópicos de História da Educação em Alagoas: diálogos possíveis. História & Ensino, 19(1), 143–162. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2013v19n1p143

Edição

Seção

Artigos