A constituição do campo de pesquisa em ensino/aprendizagem histórica pela revista História & Ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2012v18n2p77

Palavras-chave:

Periódico educacional, Ensino de História, Aprendizagem de História, Pesquisa em História, Formação docente

Resumo

Considera a trajetória histórica da revista História & Ensino na sua intertextualidade e contextualização. Pretende mostrar como a pesquisa no campo do ensino/aprendizagem histórica foi se configurando na revista. Realiza um levantamento dos dados em relação aos temas mais tratados nos artigos, comparando-os com aqueles circulantes em âmbito nacional, então já pesquisados por alguns autores (em especial: ZAMBONI, 2005 e COSTA; DIAS, 2007). Entende que tais temas trabalhados nos artigos estão relacionados às discussões, aos projetos, às políticas, às necessidades quanto ao ensino/aprendizagem histórica do período.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Márcia Elisa Teté Ramos, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda pela Universidade Federal do Paraná. Docente do curso de graduação em História e do curso de Mestrado de História Social da Universidade Estadual de Londrina.

Referências

ANDRÉ, M. E. D. A. de. Etnografia da Prática Escolar. Campinas: Papirus, 1995.

BARBOSA, A. F. Conhecimento tácito substantivo histórico sobre o encontro entre povos e culturas: um estudo com alunos dos 7.º e 10.º anos de escolaridade. Dissertação (Mestrado em Educação e Supervisão Pedagógica em Ensino da História) - Universidade do Minho,Braga, 2006.

BARCA, I. Concepções de adolescentes sobre múltiplas explicações em História. In: BARCA, Isabel (Org.). Perspectivas em Educação Histórica. Centro de educação e Psicologia, Universidade do Minho: 2001.

BARCA, I. Educação Histórica: uma nova área de investigação? In: ARIAS Neto, J. M. (Org.). Dez Anos em Pesquisas em Ensino de História. Londrina: Atritoart, p. 15-25. 2005.

BARCA, I. Investigação em Educação Histórica: fundamentos, percursos e perspectivas. In: OLIVEIRA, Margarida Maria Dias; CAINELLI, M. R.; OLIVEIRA, Almir Félix Batista. (Org.). Ensino de História: múltiplos ensinos em múltiplos espaços. Natal. RN: EDFURUN, 2008.

BARCA, I. Investigação em Educação Histórica em Portugal: esboço de uma análise.

BARCA, I.; SCHMIDT, M. A. (Org.). Educação Histórica: investigação em Portugal e no Brasil. Braga: centro de Investigação em Educação, Universidade do Minho, 2009.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: história. Brasília: MEC, SEF, 1998.

CAINELLI, M.; TUMA, M. M. História e memória na construção do pensamento histórico: uma investigação em Educação Histórica. Revista HISTEDBR On-Line, Campinas, n. 34, p 211-222, jun. 2009.

COSTA, A. L.; OLIVEIRA, M. M. D. O ensino de história como objeto de pesquisa no Brasil: no aniversário de 50 anos de uma área de pesquisa, notícias do que virá. Saeculum: Revista de História, n. 16, jan./jun. 2007.

FERRAZ, F. C. A. Uma agenda alternativa para o debate sobre o uso escolar das fontes históricas. In: SCHMIDT, M. A.; CAINELLI, M. R. (Org.). III Encontro: Perspectivas do Ensino de História, Curitiba: Aos Quatro Ventos, 1999.

GOODSON, I. La construcción social del curriculum. Posibilidades y ámbitos de investigación de la historia del curriculum. Revista de Educación, Madrid, n 295, p. 7-37, 1991.

LEE, P. Progressão da compreensão dos alunos em História. In: BARCA, I. Perspectivas em educação histórica. Actas das Primeiras Jornadas Internacionais de Educação Histórica. 2001.

LEE, P. “Nós fabricamos carros e eles tinham que andar a pé”: compreensão das pessoas do passado. In: BARCA, I. (Org.). Educação histórica e museus. Braga: Centro de Investigação em Educação; Instituto de Educação e Psicologia; Universidade do Minho, 2003.

LEE, P. Em direção a um conceito de literacia histórica. Educar em Revista. Especial. Dossiê: Educação Histórica. 2006.

RÜSEN, J. História viva. Teoria da História III: formas e funções do conhecimento histórico. Trad. Estevão de Rezende Martins. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2007.

SCHMIDT, M. A. A formação do professor de História e o cotidiano da sala de aula. In: BITTENCOURT, C. M. F. (Org.) O saber histórico em sala de aula. São Paulo: Contexto, 1997.

ZAMBONI, E. Encontros nacionais de pesquisadores de história: perspectivas. In: ARIAS NETO, J. M. (Org.). Dez anos de pesquisa em ensino de história. VI Encontro Nacional de Pesquisadores de Ensino de História. Londrina: AtritoArt, 2005.

Downloads

Publicado

2012-02-22

Como Citar

Ramos, M. E. T. (2012). A constituição do campo de pesquisa em ensino/aprendizagem histórica pela revista História & Ensino. História & Ensino, 18(2), 77–102. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2012v18n2p77

Edição

Seção

Artigos