Propostas de ensino da história e expectativas de aprendizagem na reorientação curricular em São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2012v18n2p07

Palavras-chave:

Ensino de história, Política curricular, Prática docente

Resumo

O artigo discute aspectos da política curricular para o ensino de história em São Paulo. Analisa as recomendações governamentais sobre o ensino da história em escolas públicas. O autor percebe nas políticas governamentais uma orientação centralizadora nas decisões sobre diretrizes curriculares, conteúdos dos estudos e avaliações. Neste artigo procurei analisar, de um ponto de vista crítico, as representações acerca do magistério da história presente na política de reorientação curricular das secretarias de educação do Estado de São Paulo e da sua capital. No transcurso da investigação, as evidências registram um ordenamento e hierarquização da autoridade e das competências educacionais.

 

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Biografia do Autor

André Luiz Paulilo, Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação

Professor Doutor do Departamento de Filosofia e História da Educação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas

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Publicado

2012-02-22

Como Citar

Paulilo, A. L. (2012). Propostas de ensino da história e expectativas de aprendizagem na reorientação curricular em São Paulo. História & Ensino, 18(2), 07–41. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2012v18n2p07

Edição

Seção

Artigos