A concepção de história nos manuais didáticos: uma releitura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.1995v1n0p17

Palavras-chave:

Livros didáticos, História, Indústria cultural.

Resumo

O presente texto tem o objetivo de discutir a concepção de história veiculada em 4 manuais didáticos utilizados nas escolas públicas de 5ª a 8ª série do 1° grau na cidade de Maringá, Estado do Paraná. A escolha desses manuais deveu-se ao fato de serem utilizados em oito das dez escolas que os estagiários da disciplina Prática de Ensino de História Il desenvolveram suas atividades no ano de 1992.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Angelo Priori, Universidade Estadual de Maringá

Professor do Departamento de História - Universidade Estadual de Maringá – Maringá/PR

Referências

ARAUJO, A. T. História do Brasil: descoberta e início da liberdade. São Paulo: Editora do Brasil, 1985.

CAMPOS, R. História do Brasil São Paulo: Atual, 1985. 3

CHESNEAUX, Jean. Hacemos taMa rasa deI pasado! Madrid: Siglo XIX, 1977.

FONSECA, Selva Guimarães. Caminhos da história ensinada, 1993.

FRANCO, M. L. P. B. O lívro didático de história do Brasil. São Paulo: Global, 1982.

GONÇALVES, J. H. R. A Guerra do Contestado: 1912/1916: uma síntese escolar. Apontamentos, Maringá, v. 27, 1994.

MARROU, H. I. Sobre o conhecimento histórico. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

PARANÁ, Secretaria do Estado de Educação. Currículo básico para a escola pública do estado do Paraná. Curitiba, 1990.

PRIORI, A. História Regional e Local: métodos e fontes. In: Póti-história. (2). São Paulo: UNESP, 1994.

SANTOS, M. J. V. História antiga e medieval. 20a ed, São Paulo: 1991.

SILVA, M.; ANTONIACCI, M. A. Vivências da Contramão: produção do saber histórico e processo de trabalho na escola de 10 e 20 graus. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 19. 1990.

SOUZA, O. R. História do Brasil. 19 ed. São Paulo: Ática, 1991. 13.

TOMPSON, C. A. Escola e Livro Diddtico de História. In: SILVA, Marcos (org.). Repensando a história. São Paulo: Marco Zero, s/d .

Downloads

Publicado

1995-08-06

Como Citar

Priori, A. (1995). A concepção de história nos manuais didáticos: uma releitura. História & Ensino, 1, 17–22. https://doi.org/10.5433/2238-3018.1995v1n0p17

Edição

Seção

Artigos