Formação contínua e ensino de história: uma possibilidade de utilização de imagens

Autores

  • Teresa Jussara Luporini Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.1998v4n0p35

Palavras-chave:

Memória escolar, Imagens fotográficas, Ensino de história, Formação de professores.

Resumo

Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa, realizada durante três anos numa escola pública, que se destinou a analisar as mudanças ocorridas na postura pedagógica de professoras de 1 º e 2º graus, em função de sua atuação em projeto de resgate de memória na escola onde atuam.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Teresa Jussara Luporini, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora da Área de Metodologia e Prática de Ensino de História na Universidade Estadual de Ponta Grossa

Referências

ABUD, K. M. O livro didático e a historiografia. In: Anais do Seminário Perspectiva do ensino de História. São Paulo, USP, 1988, p. 202-209.

BOURDÉ, G.; MARTIN, H. As escolas históricas. Lisboa: Publicações Europa/América, 1983.

BORGES, V. P. O que é História. São Paulo: Brasiliense, 1988.

CANTO, Jr., A. Menina dos meus olhos. Ponta Grossa: Imprensa Universitária, 1989.

DEMO, P. Pesquisa: princípio científico e educativo. São Paulo: Cortez, 1990

FENELON, D. R. Pesquisa em História: perspectiva e abordagens. In: FAZENDA, Ivani (org.). Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 1989. p. 119-136.

GATTI, B. et aI. Algumas considerações sobre treinamento de pessoal de ensino. Cadernos de Pesquisa. n. 4, out/72.

HELLER, A. Historia y vida cotidiana: aportación a la sociología socialista. Barcelona: Grijalbo, 1972

HELLER, A. Historia y vida cotidiana. Barcelona: Península, 1977.

LEITE, M. L. M. A imagem através das palavras. Ciência e Cultura, n. 38, v. 9.

LEITE, M. L. M. Fotografia e história. Ciência Hoje, n. 7, v. 39.

LUPORINI, T. J. Escola Estadual Senador Correia: pioneira da instrução pública em Ponta Grossa. Ponta Grossa: Planeta, 1987.

LUPORINI, T. J. Cidalia Rebello Gomes: uma educadora na Ilha dos Valadares. Curitiba: Lítero-Técnica, 1992.

LUPORINI, T. J. Compreendendo e pesquisando história: uma experiência com alunos de 8ª série. Dissertação Mestrado, PUC/SP, 1989.

MARSON, A. Reflexões sobre procedimento histórico. In: SILVA, Marcos A. da. Repensando a História. Rio de Janeiro: Marco Zero. Pp. 37-64.

MEDIANO, Z. A formação em serviço do professor a partir da pesquisa e da prática. Tecnologia Educacional. V. 21, maio/jun. 1993, pp. 31-37

NAPOLITANO, M. Fotografia como documento histórico. Caderno de História. Ensino e Metodologia, n.2, 1997

PINSKI, J. O ensino da História e a criação do fato. São Paulo: Contexto, 1988.

PEDROSO, M. L. A princesa das crianças. Ponta Grossa: Kugler, 1989.

PINTO, E.; GONÇALVES, M. A. Ponta Grossa: um século de vida (1822-1922). Ponta Grossa: Kugler.

SIVIERI, A. et aI. A pesquisa no 1° e 29 graus. In: Anais do Seminário Perspectivas do ensino de História. São Paulo, USP, 1988, p. 439-444.

TUCCI, U. Calendário. In: Memória-História. Porto/Portugai: Enciclopédia Einaudi, 1984, v. 1.

VIEIRA, M. P. et. aI. A pesquisa em História. São Paulo: Ática, 1991.

ZANLOCHI, T. S. Ensino e pesquisa: um projeto experimental. In: Anais do Seminário Perspectivas do ensino de História. São Paulo, USP, 1988, p. 392-399.

Downloads

Publicado

1998-07-06

Como Citar

Luporini, T. J. (1998). Formação contínua e ensino de história: uma possibilidade de utilização de imagens. História & Ensino, 4, 35–52. https://doi.org/10.5433/2238-3018.1998v4n0p35

Edição

Seção

Artigos