Ensino de história: na busca de novas atuações, abordagens e perspectivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2012v18n2p203

Palavras-chave:

Ensino de História, Aprendizado histórico, Conteúdos, Metodologias, Ensino fundamental

Resumo

Trata sobre o ensino de História, levando-se em conta o estágio de desenvolvimento cognitivo dos alunos e a ligação da História com a realidade desses alunos. Dessa forma, busca analisar os conteúdos e as metodologias utilizados no ensino de História, principalmente no 6° ano do ensino fundamental. Para tanto, utilizando a metodologia da História Oral, realiza entrevistas com quatro professoras da área, em escolas públicas da cidade do Rio Grande (RS), sendo duas da rede estadual e as outras duas da rede municipal. Aponta como questionamento a necessidade do aprofundamento reflexivo a respeito dos conteúdos e das metodologias de ensino empregadas na atualidade. Conclui que, devido à maior dificuldade de abstração dos alunos no 6° ano, o professor pode facilitar a aprendizagem se propor atividades que relacionem o conteúdo com a atualidade e o cotidiano dos alunos, possibilitando o maior envolvimento destes com a História.

 

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Biografia do Autor

Josiane Alves da Silveira, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

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Publicado

2012-02-22

Como Citar

Silveira, J. A. da. (2012). Ensino de história: na busca de novas atuações, abordagens e perspectivas. História & Ensino, 18(2), 203–232. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2012v18n2p203

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Artigos