O ensino de história e a história local: experiências de pesquisas desenvolvidas por alunos do ensino médio na cidade de viçosa (MG)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2001v7n0p103

Palavras-chave:

Ensino de história, História local, Pesquisa.

Resumo

O objetivo desse artigo é apresentar a experiência da recuperação da história local desenvolvida junto a alunos da segunda série do Ensino Médio do Colégio Universitário de Viçosa. Com o intuito de propiciar aos alunos uma interação entre o conteúdo estudado durante o ano e a realidade à sua volta, desenvolvemos um trabalho em que eles pesquisaram os grupos de imigrantes, os sindicatos, os partidos políticos e os movimentos sociais da cidade. Os trabalhos produzidos por eles resultaram em fotos, registros de depoimentos, gráficos, tabelas, cartazes e filmes, fazendo do ensino de história algo mais interessante e sobretudo significativo, já que puderam compreender melhor a comunidade que os cerca, além de incentivá-los como sujeitos ativos da história e como produtores de conhecimento histórico.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Raquel dos Santos Sousa Lima, Colégio Universitário de Viçosa

Especialista em Ciência da Religião. Professora de História no Colégio Universitário de Viçosa – UFV

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais. ensino médio. Brasília: MEC, 1999. p. 301.

CABRINI, C. et al. O Ensino de Historia Revisao Urgente. 5. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

HUNT, L. A nova história cultural. São Paulo: Martins Fontes, [19--].

MACHADO, l. A. P. O livro didático e o curriculo de história em transição. Passo Fundo: Ed. Upf, 1999.

NADAI, E. O ensino de história no Brasil: trajetória e perspectiva. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 13, n. 25/25, p. 143-162, set. 1992/ago. 1993.

NIDELCOLFF, M. T. A escola e a compreensão da realidade. São Paulo: Brasiliense, [19--].

NUNES, S. C. Concepções de mundo no ensino de história. Campinas: Papirus, 1996.

PINSKY, J. (Org). O ensino de hitória e a criação do fato. São Paulo: Ed. Contexto, 1994

Downloads

Publicado

2001-06-20

Como Citar

Lima, R. dos S. S. (2001). O ensino de história e a história local: experiências de pesquisas desenvolvidas por alunos do ensino médio na cidade de viçosa (MG). História & Ensino, 7, 103–122. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2001v7n0p103

Edição

Seção

Artigos