Fontes no ensino de história da educação: uma discussão sobre construção do conhecimento.

Autores

  • Hardalla Santos do Valle Universidade Federal de Pelotas/ Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UFPEL).

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2012v18n1p173

Palavras-chave:

História da Educação Fontes. Ensino Superior.

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de fomentar uma reflexão acerca do ensino de História da Educação e suas amplas possibilidades, como o uso de fontes históricas, no ensino superior. Nessa perspectiva, apresentamos seguintes inquietudes como norteadoras desse trabalho: Qual a importância da disciplina de História da Educação no ensino superior? As fontes históricas assumem um lugar de destaque nesse cenário em que medida? Quais as possibilidades de aprendizado a partir dessas? Na busca pela aproximação dessas respostas, foram escolhidas as metodologias da pesquisa bibliográfica, que auxilia no conhecimento das variáveis e autenticidade da pesquisa, assim como, a análise de conteúdo, que busca a compreensão dos sentidos expressos em um documento escrito.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Hardalla Santos do Valle, Universidade Federal de Pelotas/ Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UFPEL).

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (PPGE-UFPEL).

Referências

ALBERTI, V. Histórias dentro da História. In: PINSKY, C. B. (Org.). Fontes Históricas. São Paulo: Contexto, 2010.

BACELLAR, C. Uso e mau uso dos arquivos. In: PINSKY, C. B. (Org.). Fontes Históricas. São Paulo: Contexto, 2010.

BITTENCOURT, C. Livros didáticos entre textos e imagens. O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2009.

BORGES, B. G.; GATTI JÚNIOR, D. Ensino de História da Educação na formação de professores no Brasil atual. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH. São Paulo, 2011. Disponível em: http://www.histedbr.fae.unicamp.br/revista/edicoes/40/art02_40.pdf

BRASIL. LDB-Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional- lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília: Câmara dos Deputados, Coordenação Edições Câmara, 2010. Disponível em: http://bd.camara.gov.br/bd/bitstream/handle/bdcamara/2762/ldb_5ed.pdf

CELLARD, A. A análise documental. In: POUPART, J. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2008.

CHOPPIN, A. O manual escolar: uma falsa evidência histórica. Revista História da Educação, ASPHE/FaE/UFPel. v. 13, Jan/Abr 2009. Disponível em: http//fae.ufpel.edu.br/asphe

FONSECA, S. G. Didática e prática de ensino de História. Campinas, São Paulo: Papirus, 2003.

GRAMSCI, A. Concepção dialética da História. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.

LOPES, E. M. T.; GALVÃO, A. M. História da Educação: O que você precisa saber sobre. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

MAGALHÃES, J. P. Linha de investigação em História da Educação e da alfabetização em Portugal-Um domínio do conhecimento em renovação. In: SAVIANI, D.; SANFELICE, J. L.; LOMBARDI, J. C. (Org.). História da Educação: perspectivas para um intercâmbio internacional. Campinas: Histedbr, 1999.

SAVIANI, D. Breves considerações sobre fontes para a História da Educação. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. especial, 2006. Disponível em: http://www.histedbr.fae.unicamp.br/revista/edicoes/22e/art5_22e.pdf

Downloads

Publicado

2012-11-26

Como Citar

Valle, H. S. do. (2012). Fontes no ensino de história da educação: uma discussão sobre construção do conhecimento. História & Ensino, 18(1), 173–186. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2012v18n1p173

Edição

Seção

Artigos