Uma experiência de utilização da Revista Virtual de História da Biblioteca Nacional no estudo de tópicos de História do Brasil colonial

Autores

  • Laura Nogueira Oliveira Centro Federal de Educação Tecnológica - CEFET/MG

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2012v18n2p293

Palavras-chave:

Revista. Ensino de História. Ensino Médio. Brasil Colonial. RHBN.

Resumo

Mostra a experiência de utilização da Revista de História da Biblioteca (RHBN), disponibilizada on-line, com alunos de primeiro ano do ensino médio de uma escola técnica da rede federal de ensino. Discute-se a importância e a pertinência da construção de roteiros de trabalho para atividades discentes, com a utilização da web, descrevendo-se os passos a serem executados pelos estudantes. Apresenta-se também uma possibilidade de utilização do rico acervo da RHBN, disponibilizado na internet, para realização de atividades de ensino em nível de Ensino Médio.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Laura Nogueira Oliveira, Centro Federal de Educação Tecnológica - CEFET/MG

Doutora em Literatura Comparada. Professora de História do Departamento de Geografia e História do CEFET/MG.

Referências

CHEVALLARD, Y. La transposition didactique: du savoir savant au savoir enseigné. Paris: La Fenseé Sauvage, 1991.

Era Virtual Museus. Disponível em: http://www.eravirtual.org/pt/ Acesso em 20 set. 2012. Fundação Biblioteca Nacional. Disponível em:. Acesso em 20 set. 2012.

Olimpíada Brasileira de História do Brasil. Disponível em: . Acesso em 20 set. 2012.

Plataforma Lattes. Disponível em:< http://lattes.cnpq.br/>. Acesso em 20 set. 2012. Revista de História da Biblioteca Nacional. Disponível em: . Acesso em 20 set.2012. S

ILVA, Marcos. Ensino de história e novas tecnologias. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/fevereiro2012/histor ia_artigos/2silva_artigo.pdf Acesso em 20 set.2012

Downloads

Publicado

2012-02-22

Como Citar

Oliveira, L. N. (2012). Uma experiência de utilização da Revista Virtual de História da Biblioteca Nacional no estudo de tópicos de História do Brasil colonial. História & Ensino, 18(2), 293–304. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2012v18n2p293

Edição

Seção

Laboratório (artigo)