A música como recurso pedagógico: a representação dos bombardeios aéreos da 2ª guerra mundial nas letras de heavy metal

Caroline Loise Dähne, Jonathan de Oliveira Molar

Resumo


Atualmente as discussões que permeiam o uso de recursos pedagógicos no ensino de história têm demonstrado a importância da utilização de músicas nas aulas para que os conceitos espontâneos dos alunos sejam aproveitados na construção de conceitos científicos. O presente trabalho se estrutura a partir da experiência da aplicação de um material didático tendo a música como recurso, cujo tema foi a representação dos bombardeios aéreos da 2ª Guerra mundial nas letras de Heavy Metal, que foi utilizado em um mini-curso destinado a um grupo de alunos do 3º ano do ensino médio. As respostas dos alunos são o objeto de análise deste artigo que visa perceber se os objetivos iniciais que orientaram a elaboração do material didático e sua aplicação foram alcançados.

Palavras-chave


Ensino de História; História e Música;

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2238-3018.2012v18n1p239

Apontamentos

  • Não há apontamentos.