A educação piauiense em tempos de Fundef: entre as promessas e as inovações

Claudia Cristina da Silva Fontineles, Marcelo de Sousa Neto

Resumo


O texto discute a história da educação no Piauí entre os anos de 1995 e 2000 por ser muito importante para compreender a educação brasileira contemporânea e sua relação com as políticas públicas em nosso estado, tendo sido um período marcado pela elaboração e implantação do FUNDEF. O texto analisa a história da educação piauiense durante a década de 1990, em especial em relação à situação do atendimento no ensino público da rede estadual e à valorização do magistério (remuneração e condições de trabalho), procurando entender como o FUNDEF interferiu nos caminhos da educação escolar piauiense desde então. Para tanto, foi utilizada como metodologia, além da revisão bibliográfica acerca do tema, a análise de fontes documentais oficiais (leis e prestações de contas ao Tribunal de Contas do Estado e os índices oficiais de matrículas) e a comparação com o que era informado, no período, nos periódicos de circulação local. Os principais interlocutores teóricos do texto são Eneida Shiroma e Silker Weber, no que concerne às políticas públicas, e Francis Boakari e R. Rocha, no que se refere ao atendimento escolar no Piauí.



Palavras-chave


Educação. Políticas Públicas. História. Piauí.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2238-3018.2012v18n2p43

Apontamentos

  • Não há apontamentos.