A concepção de história nos manuais didáticos: uma releitura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2002v8n0p19

Palavras-chave:

Livros didáticos, História, Indústria cultural.

Resumo

O presente texto tem o objetivo de discutir a concepção de história veiculada em 4 manuais didáticos utilizados nas escolas públicas de 5ª a 8ª série do 1° grau na cidade de Maringá, Estado do Paraná. A escolha desses manuais deveu-se ao fato de serem utilizados em oito das dez escolas que os estagiários da disciplina Prática de Ensino de História II desenvolveram suas atividades no ano de 1992.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Angelo Priori, Universidade Estadual de Maringá

Professor do Departamento de História da Universidade Estadual de Maringá

Referências

ARAÚJO, A. T. História do Brasil: descoberta e início da liberdade. São Paulo: Editora do Brasil, 1985

CAMPOS, E. História do Brasil. São Paulo: Atual, 1985.

CHESNEAUX, J. Hacemos tabla rasa del pasado? Madrid: Siglo XXI, 1977.

FONSECA, S. G. Caminhos da história ensinada. Campinas: Papirus, 1993,

FRANCO, M. L. P. B. O livro didático de história do Brasil. São Paulo: Global, 1982.

GONÇALVES, J. H. R. A Guerra do Contestado, 1912/1916: uma síntese escolar. Apontamentos, Maringa, n. 27, 1994.

MARROU, H, L Sobre o conhecimento histórico. Rio de Janeiro: Zahar, 1978

PARANÁ. Secretaria do Estado de Educação. Currículo básico paraa escola pública do estado do Paraná. Curitiba, 1990

PRIORI, A. História Regional e Local: métollos e fontes. São Paulo: Pôs-história, 1994. v. 2.

SANTOS, M. J. V História antiga e medieval. 20 .ed. Suo Paulo: Ática, 1991.

SILVA, M.; ANTONIACCI, M. A. Vivências da Contramão: produção do saber histórico e processo de trabalho na escola de 1º e 2º graus. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 9, n. 19, p. 9-29, set. 89/fev. 90.

SOUZA, o. R. História do Brasil. 19 ed. São Paulo: Ática, 1991.

THOMPSON, C. A. Escola e Livro Didático de História. In: SILVA, M. (org.). Repensando a história. São Paulo: Marco Zero, 1981.

Downloads

Publicado

2002-06-05

Como Citar

Priori, A. (2002). A concepção de história nos manuais didáticos: uma releitura. História & Ensino, 8, 19–26. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2002v8n0p19

Edição

Seção

Artigos