A construção curricular na sala de aula

Autores

  • Katia Maria Abud Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2003v9n0p171

Palavras-chave:

Ensino de história, Formação de professores, Estágio.

Resumo

Os relatórios dos estagiários da disciplina Metodologia do Ensino de História trazem informações sobre a sala de aula e a atuação dos professores que os recebem. Tais informações permitem que se perceba como os professores elaboram seu currículo próprio, elaborando conteúdos e métodos de ensino, que fogem aos indicados pelos órgãos públicos responsáveis pela área de educação. Ao distinguir a atuação de professores cuia formação se realizou em instituições de diferentes caracteres, os relatórios são importante fonte para que se analise a força que tem a formação.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Katia Maria Abud, Universidade de São Paulo

Professora de Metodologia do Ensino de História da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Referências

ABUD, K. M. professores: um perfil dos professores de História da Rede Estadual Paulista. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO, 9., 1998, Águas de Lindóia. Comunicação... Águas de Lindóia: ENDIPE, 1998

APPLE, M. W. Trabalho docente e textos: economia política das relações de classe e gênero em educação. Porto Alegre: A.rtes Médicas, 1995.

BARCA, L Aeducação histórica na sociedade de informação. OEnsino de ![jstórÍa. Publicação QuadrimensaL Boletim da APE, n. 19/20, p. 35-42, fev. jun. 2001

BASSO, I. S. As concepções de História como mediadoras da prática pedagógica do professor de História. Didática, São Paulo, n. 25, p. 1-10, 1989.

BOURDIEU, P. O poder simbólico. 4. ed. Rio de Janeiro: Bertrant, 2001.

CAMARGO, E.; GALZERANI, M. C. B. Sabor e dissabores do Ensino de História. Revisia Brasileira de História. São Paulo: v. 9, n° 19, p. 181-195, set. 89/fev. 90

CAUTERMAN, M.M. et al. La formation continue des enseignants est-elle utile? Paris: Presse Universitaire de France, 1999.

IMBERNÓN, F. La formación y el desarrollo profesionaJ deI profesorado: hacia unil nueva cultura profesíonal. 5. ed. Barcelona: Graó, 2002.

LEE, P. Walking backward into tornorrow: historical conscieousness understanding history in education. Unit School of Arts and Hurnanities. London Institute of Education. Paper given at AnnualMeeting of Arnerican Research Association, New Orleans. 2002.

POPKEWITZ, Gubernamentalidad y formación docente. In: BIRGIN, A. et al. La (ormación docente: cultura, escuela Debates y experiencias. Buenos Aires: Troquel Educación, 1998. p. 67-72

SCHIMIDT, M. A. Aformação do professor de llistória e o cotidiano da sala de aula. In: BITENCOURT, C. O saber histórico em sala de aula. São Paulo: Contexto, 1997. p.54-66.

Downloads

Publicado

2003-05-29

Como Citar

Abud, K. M. (2003). A construção curricular na sala de aula. História & Ensino, 9, 171–183. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2003v9n0p171

Edição

Seção

Artigos