Projeto pedagógico dos parâmetros curriculares nacionais: identidade nacional e consciência histórica

Autores

  • Ernesta Zamboni Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2003v9n0p97

Palavras-chave:

História, Projeto pedagógico, Parâmetros curriculares.

Resumo

Este artigo tem como objetivo trabalhar construção da identidade nacional e a consciência histórica como referenciais do projeto pedagógico contido nos parâmetros políticos e culturais apontados pela Cultural Política e Histórica. O termo cultura política começou a ser usado na América Latina no final da década de 80, no período da transição política entre a ditadura e os “atuais democráticos”. Pesquisei nos atuais Parâmetros Curriculares Nacionais o conceito de Identidade Nacional com o objetivo de analisar como foi pensado o processo de formação de uma consciência histórica.

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Biografia do Autor

Ernesta Zamboni, Universidade Estadual de Campinas

Professora da Faculdade de Educação da Unicamp

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Publicado

2003-05-29

Como Citar

Zamboni, E. (2003). Projeto pedagógico dos parâmetros curriculares nacionais: identidade nacional e consciência histórica. História & Ensino, 9, 97–107. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2003v9n0p97

Edição

Seção

Artigos