A construção dos heróis e a memória nacional entre os não letrados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2004v10n0p5

Palavras-chave:

Ensino de história, Memória, Educação popular.

Resumo

Pretende-se neste artigo discutir as implicações acerca das análises sobre memória a constituição dos heróis nacionais. Tendo como pressuposto os estudos sobre o ensino de história e a construção da memória nacional, pretendemos levantar algumas questões relativas a presença dos ícones da história nacional entre pessoas que não freqüentaram a escola formal. Nessa pesquisa entrevistamos mulheres de um curso de alfabetização popular, sobre a figura de Tiradentes (feriado nacional) e outras festas cívicas, sendo que Tiradentes é considerado por muitos historiadores como presente na memória coletiva da nação como um herói nacional.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marlene Cainelli, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em História. Professora da Universidade Estadual de Londrina

Referências

BOSII, E. Memória e sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: Queiroz Editor, 1983.

CARVALHO, J. M. A formação das almas. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

FARIA FILHO, L. M. Representação da Escola e do Alfabetismo no século XIX. In: BATISTA, A. A. G.; GALVÃO, A. M. O. (Org.). Leitura: práticas impressas e letramento. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.,

FONSECA. T. História e ensino de história. Belo Horizonte: Autênctica, 2003.

HALBWACHS, M. A memória coletiva. São Paulo: Vétice, 1990.

PILETTI, N.; PILETTI, C. História e vida. 11. Ed. Paulo: Atica, 1997.

REIS, M. C. D. Imagens flutuantes: mulher e educação (São Paulo, 1910-30). Projeto História, São Paulo, 1981.

SALIBA, E. T. As imagens canônicas e o ensino de História. In: SCHIMDT, M. A.; CAINELLI, M. R. lll Encontro Perspectivas do Ensino de História. Curitiba: Aos QuatroVentos, 1999.

SANDES, N. A invenção da nação: entre a monarquia e a república. Goiânia: Ed.UFG, 2000.

Downloads

Publicado

2004-05-17

Como Citar

Cainelli, M. (2004). A construção dos heróis e a memória nacional entre os não letrados. História & Ensino, 10, 5–19. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2004v10n0p5

Edição

Seção

Artigos