O que fomos, o que somos e o que queremos ser: uma reflexão sobre a docência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2005v11n0p63

Palavras-chave:

Ensino de história, Formação e prática de professores.

Resumo

Partindo do pressuposto de que se vive uma situação de crise e incertezas quanto a nossa profissão, este artigo objetiva suscitar reflexões sobre ser professor no século XXI. Para alcançar a meta exposta fez-se uma breve retrospectiva sobre alguns autores que, no decorrer da segunda metade do século XX, trouxeram contribuições para pensar a ação docente. A partir destas referências, teceu-se uma análise sobre esta crise, focando as especificidades da ação docente no contexto da cultura da escola. A questão que permeia toda a discussão aqui apresentada é: quais as diferenças significativas entre o que fomos, o que somos e o que queremos ser enquanto professores?

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Sandra Regina Ferreira de Oliveira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Professora no curso de Pedagogia da UNIOESTE – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus Cascavel, Paraná

Referências

ARENDT, H. Entre opassado e ofuturo. São Paulo: Perspectiva. 1988.

ARROYO, M. G. Ofício de Mestre. Imagens e auto-imagens. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

DELORS, J.Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez, 1998.

ESTEVES, J. M. Mudanças sociais e função docente. In: NÓVOA, A. Profissão Professor. Porto: Porto Editora. 1995

FORQUIN,J. C. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conbecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Ed. Unijuí, 1998.

NÓVOA, A. Profissão Professor. Porto: Porto Editora. 1995.

PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas. 2000.

PIAGET, J. Para onde vai a educação? Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora. 1973.

SACRISTAN, J,G. Consciência e acção sobre a prática como libertação profissional dos professores. In: NÓVOA, A. Profissão Professor. Porto: Porto Editora. 1995.

Downloads

Publicado

2005-05-07

Como Citar

Oliveira, S. R. F. de. (2005). O que fomos, o que somos e o que queremos ser: uma reflexão sobre a docência. História & Ensino, 11, 63–73. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2005v11n0p63

Edição

Seção

Artigos