A educação como elemento de reconstrução nacional: o caso da Nicarágua Sandinista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2006v12n0p101

Palavras-chave:

América Latina, Nicarágua, Sandinismo, Educação, Alfabetização.

Resumo

A finalidade deste artigo é oferecer uma breve análise da forma com que a educação pode se constituir em elemento de reconstrução de uma nação. Para tanto, aborda-se o caso da Cruzada Nacional de Alfabetização efetuada pelo governo Sandinista da Nicarágua após sua ascensão ao poder em 1979. Destacamos aqui seus objetivos, alguns aspectos de sua organização, abordando brevemente ainda seus principais pressupostos teóricos.

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Biografia do Autor

Gerson Wasen Fraga, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando em História pelo PPGH/UFRGS

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Publicado

2006-04-26

Como Citar

Fraga, G. W. (2006). A educação como elemento de reconstrução nacional: o caso da Nicarágua Sandinista. História & Ensino, 12, 101–112. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2006v12n0p101

Edição

Seção

Artigos