Biografia e desempenho do docente: como melhorar a qualidade do ensino de história?

Autores

  • Bruno Bezerra Cavalcanti Godoi Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2006v12n0p69

Palavras-chave:

Professor, Prática docente, Metodologia de ensino.

Resumo

Como melhorar a qualidade das escolas? Esse artigo procura mostrar a relação entre características pessoais e ação docente, com base em uma entrevista com um professor de História da rede pública e no exame da bibliografia recente sobre o tema. Com base nessa constatação, sugerem-se alterações na formação de professores com o objetivo de melhorar a qualidade de ensino.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Bruno Bezerra Cavalcanti Godoi, Universidade de São Paulo

Professor da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo e Mestrando em História na Universidade de São Paulo (USP)

Referências

AZANHA, J. M. P. Uma reflexão sobre a Didática. Educação: alguns escritos. São Paulo Companhia Editora Nacional, 1987.

BRASIL. INEP. Gasto em Educação. Disponível em http:/www.inep.gov.br. Acesso em: 19 de out. 2005.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental.Parâmetros Curriculares Nacionais: Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental de História. Brasília: MEC, 1998. 108 p.

KNOWLES, J. G. Models for Understanding Pre-Service and Beginning Teacher's Biographies: Illustration from Case Studies. In: NEUMANN, A.; PETERSON, P. Learning from our Lives: Women, Research and Autobiography in Education. New York: Teachers College Press, 1997. p 99-152.

NÓVOA, A. Os Professores e as Histórias da sua Vida. In: NÓVOA, A. (org.). Fidas de Professores. 2. ed. Porto: Porto Editorial, 1995. p 11-61.

CHWARTZMAN, S. Brazil: Opportunity and Crisis in Higher Education. Higher Education, n. 1, p 1-50, 1988.

TOMPSON, P. A Voz do passaodo: história oral. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

Downloads

Publicado

2006-04-26

Como Citar

Godoi, B. B. C. (2006). Biografia e desempenho do docente: como melhorar a qualidade do ensino de história?. História & Ensino, 12, 69–82. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2006v12n0p69

Edição

Seção

Artigos