Historiografia e ensino de história: algumas reflexões sobre o ensino fundamental

Autores

  • Airton de Moraes Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2006v12n0p9

Palavras-chave:

Ensino de história, Metodologia de ensino, Historiografia.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma análise dos resultados do teste piloto de uma pesquisa realizada junto ao programa de mestrado em Educação da Universidade Estadual de Londrina que pretende mapear a influência das vertentes historiográficas no dia-a-dia do professor de História que atua no Ensino Fundamental. Na referida etapa da pesquisa buscamos testar a validade do instrumento de coleta de dados. Para tal, trabalhamos com duas turmas de alunos da 5ª série sendo uma da rede pública, outra da rede particular de ensino. Estes alunos responderam um questionário com duas partes. Na primeira, priorizamos levantar dados sobre o acesso dos mesmos a internet, filmes e a literatura. Na etapa final, foram aplicadas cinco questões visando levantar informações referentes aos conhecimentos prévios ou tácitos substantivos sobre sociedade e trabalho na Idade Média.

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Biografia do Autor

Airton de Moraes, Universidade Estadual de Londrina

Graduado em História e Mestrando em Educação pela Universidade Estadual de Londrina

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Publicado

2006-04-26

Como Citar

Moraes, A. de. (2006). Historiografia e ensino de história: algumas reflexões sobre o ensino fundamental. História & Ensino, 12, 9–33. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2006v12n0p9

Edição

Seção

Artigos