Imaginação histórica e sala de aula: um estudo de caso e uma possibilidade teórica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2010v16n1p99

Palavras-chave:

histórica. Ensino de história. Virada linguística

Resumo

Abordamos neste artigo aspectos sobre a imaginação histórica dos estudantes do ensino médio do Colégio de Aplicação da UEL. Através do uso de um questionário de conhecimentos prévios, aplicado aos alunos e alunas que lecionaríamos em nossa prática de estágio, intentamos realizar uma análise das concepções acerca da história que expressavam em suas respostas. Partimos, nesse sentido, de alguns pressupostos teóricos de autores que consideram o aspecto essencial da linguagem para e na construção da imaginação histórica.

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Biografia do Autor

Rafael Aparecido Monpean, Universidade Estadual de Campinas

Mestrando em História Cultural na Universidade Estadual de Campinas

Yasmin Carli Albino, Rede pública de ensino

Graduada em História na Universidade Estadual de Londrina. Professora de História da Rede pública de ensino.

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Publicado

2010-09-09

Como Citar

Monpean, R. A., & Albino, Y. C. (2010). Imaginação histórica e sala de aula: um estudo de caso e uma possibilidade teórica. História & Ensino, 16(1), 99–112. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2010v16n1p99

Edição

Seção

Artigos