O que o cinema pode ensinar sobre a história? Ideias de jovens alunos sobre a relação entre filmes e aprendizagem histórica

Éder Cristiano de Souza

Resumo


Este trabalho traz um relato de investigação realizada com alunos de nono ano (oitava série) do ensino fundamental, de uma escola pública do município de Araucária, sobre como compreendem o relacionamento entre as produções cinematográficas com temáticas históricas e o aprendizado de História em sala de aula. O processo investigativo configurou-se com a aplicação e análise dos resultados de um questionário com questões abertas direcionadas para a verificação do entendimento dos alunos quanto aos usos, funções e intenções das produções cinematográficas que tratam de temas históricos. Realiza-se também um breve debate a respeito das formas com que os filmes históricos são compreendidos e propostos para o ensino de História. As considerações se estabelecem no relacionamento que se pode fazer entre a análise dos posicionamentos dos alunos quanto aos filmes-históricos e as possibilidades de constituição de um ensino fundamentado nos pressupostos teórico-metodológicos da Educação História.


Palavras-chave


Cinema. Ensino de História. Ideias de alunos

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2238-3018.2010v16n1p25

Apontamentos

  • Não há apontamentos.