O que dizem os professores sobre o sistema de cotas para negros nas universidades públicas

Autores

  • Lorene dos Santos Universidade Federal de Minas Gerais
  • Lana Mara de Castro Siman Universidade de Laval

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2008v14n0p95

Palavras-chave:

Representações, Saberes docentes, Cotas raciais, Educação anti-racista.

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise do conteúdo de um fórum de discussão, em meio virtual, onde um grupo de professores de uma rede pública de ensino, em Minas Gerais expressou, sob a forma de depoimentos, opiniões e posicionamentos, suas representações e saberes acerca do tema "cotas para negros em universidades públicas brasileiras". Para melhor compreender o que dizem os professores acerca deste tema traçamos, inicialmente, um brevíssimo panorama das discussões envolvendo a questão racial em nosso país para, em seguida, identificar e problematizar os argumentos que apóiam os posicionamentos dos professores, assim como os pontos sobre os quais se situam alguns dos embates, tensões e polêmicas em torno dessa questão.

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Biografia do Autor

Lorene dos Santos, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Educação pela UFMG. Professora da PUC Minas

Lana Mara de Castro Siman, Universidade de Laval

Doutora em Didática da História pela Universidade de Laval, Canadá. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMG

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Publicado

2008-04-10

Como Citar

Santos, L. dos, & Siman, L. M. de C. (2008). O que dizem os professores sobre o sistema de cotas para negros nas universidades públicas. História & Ensino, 14, 95–114. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2008v14n0p95

Edição

Seção

Artigos