A história ensinada no estágio supervisionado do curso de história: a aula expositiva como experiência narrativa

Marlene Rosa Cainelli

Resumo


Apresentamos neste texto alguns resultados de uma pesquisa realizada na Universidade Estadual de Londrina. Os suportes documentais utilizados na investigação foram os relatórios de estágio supervisionado entre os anos ele 1983 e 2oo5 e o diário de anotações do professor supervisor de estágio. Neste texto investigamos como os estagiários do curso de História decidem como ensinar história e a metodologia que irão trabalhar recaindo esta escolha pelas aulas expositivas. Também analisamos como as justificativas apresentadas revelam o entendimento por parte dos estagiários das funções do ensino de história e das possibilidades de construção de conhecimentos históricos pelos alunos do ensino fundamental e médio.


Palavras-chave


Didática; Metodologia; Aula expositiva; Ensino de história.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2238-3018.2009v15n0p173

Apontamentos

  • Não há apontamentos.