Do conteúdo à recepção: o guia do livro didático de história (2005/2008)

Autores

  • Júlia Helena Simões Moreira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Júnia Sales Pereira Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2009v15n0p67

Palavras-chave:

PNLD, Guia do livro didático de história 2005/2008, Usos do guia, Processo de escolha do livro.

Resumo

O presente artigo trata das mudanças pelas quais passou o Guia do Livro Didático de História de 2005 e de 2008, sejam elas relacionadas a aspectos estruturais ou específicos do conhecimento histórico e pedagógico. Trata também da recepção desse guia por professores da Educação Básica, com abordagem de usos que os docentes fazem deste impresso, assim como quais são os fatores que influenciam e/ou interferem no processo de escolha do livro didático de História.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Júlia Helena Simões Moreira, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduada em História pela Universidade Federal de Minas Gerais 

Júnia Sales Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em História. Professora da Faculdade de Educação da UFMG. 

Referências

BATISTA, A. A. G.; VAL, M. G. C. (org). Livros de alfabetização do português: os professores e suas escolhas. Belo Horizonte: Ceale/Autêntica, 2001.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Guia do Livro Didático 2005: História (5ª a 8ª series). Brasília: Millistério da Educação, 2006.

CASSIANO, C. C. F. Aspéctos políticos e econômicos do livro didático de História e suas implicações curriculares. História. São Paulo, v. 23, p. 33-48, 2004.

MIRANDA, S. R.; LUCA, T. R. O livro didático de história hoje: um panorama a partir PNDL. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 24, n. 48, 2004.

SIMAN, L. M. C.; PERElRA, J.; SILVA, M. A. Livros didáticos de História: processos de escolha, atores, cenários e tramas . Belo Horizonte: UFMG,

SIMAN, L. M. C.; PEREIRA, J. S. ; SILVA, M. A. Livros didáticos de História: o que “guia” as escolhas dos professores. In: LIVRO DIDÁTICO: EDUCAÇÃO E HISTÓRIA, 2007, São Paulo. Livro Didático... São Paulo: Ed. USP, 2007. p. 1814-1831.

SIMÕES, J. M.; MOREIRA, V. C. Escolhas e usos de livros didáticos de história. Belo Horizonte: Faculdade de Educação, 2007 (Projeto de Pesquisa).

Downloads

Publicado

2009-04-02

Como Citar

Moreira, J. H. S., & Pereira, J. S. (2009). Do conteúdo à recepção: o guia do livro didático de história (2005/2008). História & Ensino, 15, 67–83. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2009v15n0p67

Edição

Seção

Artigos