Cultura Negra em Blumenau: problematizando identidade e diferença na sala de aula

Autores

  • Carla Fernanda da Silva Universidade Regional de Blumenau – FURB
  • Ricardo Machado Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2011v17n1p183

Palavras-chave:

Identidade, Diferença, Cultura Negra, Ensino de História

Resumo

O documentário “Cultura Negra: identidade e diferença em Blumenau” nasceu da necessidade de inserir o debate sobre a história e a cultura afro-brasileira na sociedade, necessidade esta ampliada com a aprovação da lei 10.639, que torna obrigatória a discussão na sala de aula. Foi necessário problematizar o tema da identidade e diferença para não cairmos nos lugares comuns e reforçar os estigmas e a perpetuação da exclusão. Não bastaria incorporar esta temática e inseri-la em mais uma peça do mosaico cultural contemporâneo, utilizando recursos pautados da retórica da tolerância das diferenças. Aqui evidenciamos a necessidade de tomar a identidade fora de sala, para compreendê-la como uma construção linguística, e por isso, no campo das relações de poder. Isto significa colocar em questão os binarismos em torno dos quais as diferenças se organizam. Esta discussão é urgente em uma cidade como Blumenau/SC onde a afirmação étnica é uma constante nos discursos políticos e culturais. Falar de identidade afrobrasileira é justamente a possibilidade de tratar do discurso do contrário, das margens dos territórios, e, sobretudo, indicar os limites e incoerências que todo discurso identitário carrega consigo.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Carla Fernanda da Silva, Universidade Regional de Blumenau – FURB

Doutoranda em História pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. 

Ricardo Machado, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

Doutorando em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

Referências

LUCINI, M.; OLIVEIRA, S. R.F.; MIRANDA, S. R. Na Esteira da Razão Histórica: olhares e diálogos com a obra Jörn Rüsen. In ZAMBONI, E. (Org.). Digressões sobre o Ensino de História: memória, história oral e razão histórica. Itajaí: Ed. Maria do Cais, 2007.

MARTINS, J. E. A cor errada de Shakespeare. Blumenau: Odorizzi, 2006. 328 p.

SILVA, C. F. ; MACHADO, R.; LESSA, F. Cultura Negra: identidade e diferença em Blumenau. 2008. (Documentário)

SILVA, T. T. (Org.); HALL, S. WOODWARD, K. Identidade e Diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

SILVA, T. T. (Org.); HALL, S.; WOODWARD, K. Identidade e Diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 2. ed. Petrópolis : Vozes, 2003.

Downloads

Publicado

2011-09-09

Como Citar

Silva, C. F. da, & Machado, R. (2011). Cultura Negra em Blumenau: problematizando identidade e diferença na sala de aula. História & Ensino, 17(1), 183–193. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2011v17n1p183

Edição

Seção

Artigos