Educação para a comunidade: algumas perspectivas para o ensino de história

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2011v17n1p101

Palavras-chave:

Comunidade, Formação, Ensino de História

Resumo

A proposta deste artigo é, numa palavra, traçar um itinerário, uma espécie de programa teórico, como perspectiva para o Ensino de História, resumindo nossa posição com relação ao sentido a ser ensejado por qualquer meio de Educação – especialmente a Educação Formal, por ser o mais abrangente – como um valor transcendente à prática da Ciência da História, que dela se serve, constituindo-a em sua própria legitimidade. Nossas observações terão como ponto de partida a Teoria da História de Jörn Rüsen e a “Filosofia do Diálogo” de Martin Buber.

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Biografia do Autor

Philippe Delfino Sartin, Universidade Federal de Goiás

Mestrado em História pela Universidade Federal de Goiás

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Publicado

2011-09-09

Como Citar

Sartin, P. D. (2011). Educação para a comunidade: algumas perspectivas para o ensino de história. História & Ensino, 17(1), 101–121. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2011v17n1p101

Edição

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Artigos