Os caminhos da institucionalização do ensino superior de história

Autores

  • Norma Lucia da Silva Universidade Federal do Tocantins
  • Marieta de Moraes Ferreira Universidade Federal do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0002-1621-4025

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2011v17n2p283

Palavras-chave:

Cursos de História, Ensino Superior, Universidades

Resumo

Este artigo busca apresentar a trajetória de institucionalização dos cursos superiores de História no Brasil criados e/ou mantidos por instituições públicas. O objetivo principal é caracterizar um retrato dos cursos de História no país, desde o curso da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP), o primeiro a entrar em funcionamento, em 1934, até os últimos cursos, criados em 2010. A pesquisa foi realizada no banco de dados do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

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Biografia do Autor

Norma Lucia da Silva, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.Diretora da Editora Universitária (EDUFTM)

Marieta de Moraes Ferreira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense  e Pós-doutorado pela École des Hautes en Sciences Sociales. Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro 

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Publicado

2011-09-09

Como Citar

Silva, N. L. da, & Ferreira, M. de M. (2011). Os caminhos da institucionalização do ensino superior de história. História & Ensino, 17(2), 283–306. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2011v17n2p283

Edição

Seção

Artigos