Empatia histórica em sala de aula: relato e análise de uma prática complementar de se ensinar/aprender a história

Autores

  • Breno Gontijo Andrade Universidade Federal de Minas Gera - UFMG https://orcid.org/0000-0001-8820-6027
  • Gilmar Rodrigues Junior Universidade Federal de Minas Gera - UFMG
  • Alexis Nascimento Araújo Universidade Federal de Minas Gera - UFMG
  • Júnia Sales Pereira Universidade Federal de Minas Gera - UFMG

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2011v17n2p257

Palavras-chave:

Ensino de História, Empatia Histórica, Relato de Prática Pedagógica

Resumo

Esse artigo é o fruto de observações feitas nas aulas de História ministradas aos alunos do 8º e 9º ano no Centro Pedagógico – Escola de Educação Básica e Profissional da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, e em outras escolas de Belo Horizonte, entre os anos de 2008 e 2009. A nossa proposta inicial era motivar os alunos em classe de maneira que eles sentissem maior interesse pela História, utilizando de estratégias didáticas diferentes daquelas comuns às aulas de História. A estratégia adotada foi o uso da Empatia Histórica, isto é, o exercício de colocar-se no lugar do outro vivente em um tempo diferente do seu. O artigo explicita como essa estratégia foi utilizada e como os alunos responderam a ela.

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Biografia do Autor

Breno Gontijo Andrade, Universidade Federal de Minas Gera - UFMG

Mestrando em História e Culturas Políticas pela Universidade Federal de Minas Gerais UFMG

Gilmar Rodrigues Junior, Universidade Federal de Minas Gera - UFMG

Graduado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais UFMG

Alexis Nascimento Araújo, Universidade Federal de Minas Gera - UFMG

Graduado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais UFMG

Júnia Sales Pereira, Universidade Federal de Minas Gera - UFMG

Professora Adjunta da Graduação e Pós Graduação em Educação UFMG

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Publicado

2011-09-09

Como Citar

Andrade, B. G., Rodrigues Junior, G., Araújo, A. N., & Pereira, J. S. (2011). Empatia histórica em sala de aula: relato e análise de uma prática complementar de se ensinar/aprender a história. História & Ensino, 17(2), 257–282. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2011v17n2p257

Edição

Seção

Artigos