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O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

1. A revista História & Ensino recebe contribuições em português, inglês e espanhol para: dossiês específicos, artigos de fluxo contínuo, entrevistas, traduções e resenhas de livros publicados no Brasil nos últimos 02 (dois) anos e, no exterior, nos últimos 03 anos.

2. As contribuições devem ser apresentadas em arquivo de texto compatível com o programa Microsoft Word (.doc), observando as seguintes características:

a) os artigos, entre 15 e 25 páginas incluindo ilustrações, tabelas e referências.

b) as entrevistas, entre 05 e 08 páginas.

c) as resenhas, entre 02 e 08 páginas.

d) as traduções serão aceitas somente se forem textos inéditos na língua portuguesa e se vierem com autorização para tradução do texto original. O texto deverá conter, no máximo, 25 páginas.

3. Os trabalhos devem ser enviados por meio do sistema de submissão do site. Após ter concluído o cadastro, o autor precisa entrar no site com seu “login” e “senha”. Depois, clicar no link “Nova submissão”. No “passo 1”, selecione a “seção”, o “idioma”, as “condições de submissão”, a “declaração de direito autoral” e, se necessário, adicione os comentários para o editor. Clique em “Salvar e continuar”.

4. No “passo 2”, leia as instruções, selecione o arquivo do manuscrito original no campo apropriado e clique em “transferir”. Depois em “Salvar e continuar”.

5. No “passo3”, é necessário inserir os metadados. Preencha os dados do autor. Em seguida, insira o título e o resumo (contendo de 100 a 300 palavras). Em seguida, adicione a área e sub-área de conhecimento, 03 (três) a 05 (cinco) palavras-chave em português e, se for o caso, a agência de fomento que financiou a pesquisa. Clique em “Salvar e continuar”. Caso existam documentos suplementares, adicione no “passo 4”. Clique em “Salvar e continuar” e confirme a submissão.

6. O envio dos trabalhos implica a cessão de direitos autorais e de publicação sem ônus. Esta cessão ocorrerá por meio de um “Termo de Compromisso” no qual o autor se responsabilizará, inclusive, pelos direitos autorais das imagens usadas, se for o caso.

7. Os manuscritos originais devem ser digitados em página A4, todas as margens com 3 (três) cm, espaçamento entre linhas 1,5 cm, recuo de primeira linha com 1 cm, letra Times New Roman, corpo 12.

8. A ordem de apresentação do manuscrito original:

a) Título em letras maiúsculas, negrito e alinhamento centralizado. Uma linha abaixo deve estar o resumo (o mesmo utilizado para fazer a “submissão online”) com espaçamento simples e sem recuo de primeira linha. Depois, devem ser colocadas de 03 a 05 palavras-chave (as mesmas utilizadas para fazer a “submissão online”).

b) O título, o resumo e as palavras-chaves devem ser apresentadas, na sequência, em inglês, seguindo a mesma formatação apresentada no item anterior.

c) Os manuscritos não devem ter identificação da autoria. Essas informações serão inseridas apenas no momento de fazer a “submissão online”, durante o preenchimento dos metadados (passo 3). Por isso, é necessário que o preenchimento dos campos “Prenome”, “Nome do Meio”, “Sobrenome” e “Instituição/Filiação” sejam preenchidos com atenção, pois esses dados serão utilizados na edição do manuscrito original, caso o mesmo seja aceito para publicação.

d) Os títulos de seções devem estar em negrito, alinhados à esquerda, apenas com a primeira letra em maiúsculo, sem recuos de primeira linha e separados dos textos superior e inferior por uma linha em branco (espaçamento 1,5 cm).

9. Caso o manuscrito original esteja vinculado a um projeto de pesquisa financiado, o apoio financeiro deve ser mencionado em nota de rodapé.

10. Todos os trabalhos devem ser rigorosamente revisados, obedecendo às normas gramaticais vigentes.

11. Referências e citações:

a) As referências devem ser feitas no corpo do texto, por meio do sistema “Autor-data”, seguindo as orientações da NBR-10520.

b) As citações diretas, de até 03 linhas, devem estar no corpo do texto, entre aspas duplas, sem itálico. Nas chamadas, usa-se a primeira letra do sobrenome em maiúscula quando a autoria está no corpo do texto. Ex: Segundo Bittencourt (2008, p.100), “O plano de estudos de 1837 [...]”.

Quando a chamada é feita totalmente em parênteses, usa-se somente letras maiúsculas.

Ex: “O plano de estudos de 1837 [...]” (BITTENCOURT, 2008, p.100).

c) Em citações indiretas, o sistema é o mesmo, mas a indicação de página não é obrigatória.

Ex: De acordo com Bittencourt (2008), o plano de estudos de 1837 do colégio D. Pedro II incluía a História como disciplina obrigatória.

d) As citações diretas, com mais de 03 linhas, devem ser destacadas do texto com um recuo de 4 cm em relação à margem esquerda, sem aspas, corpo 10 e espaçamento simples entre linhas.

e) As notas de rodapé devem ser informativas e não indicativas de referências. Elas devem ser feitas em cada página e não ao final do artigo. A numeração deve ser feita com números arábicos (1,2,3...) e a formatação deve ser a mesma utilizada para citações diretas com mais de 03 linhas (Times new Roman, corpo 10, espaçamento simples).

12. As referências bibliográficas devem vir com esse subtítulo no fim do texto, em ordem alfabética de sobrenome, seguindo a NBR-6023. Exemplos:

Livro

CERRI, Luis Fernando. Ensino de história e consciência histórica: implicações didáticas de uma discussão contemporânea. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2011.

Capítulo de livro

CIAMPI, Helenice. Ensinar história no século XXI: dilemas e propostas. In: TOLEDO, Maria A. L. Tursi (Org.). Ensino de História: ensaios sobre questões teóricas e práticas. Maringá: Eduem, 2011. p. 51-71.

Artigo científico

CHOPPIN, Alain. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação & pesquisa, São Paulo, v. 30, n.3, p. 549-566, set./dez. 2004.

Trabalho acadêmico

ROCHA, Helenice Aparecida Bastos. O lugar da linguagem no ensino de História: entre a oralidade e a escrita. 2006. 466 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2006.

Trabalho apresentado em evento

MUNAKATA, Kazumi. Livro didático e formação do professor são incompatíveis? In: CONGRESSO BRASILEIRO DE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2001, Brasília. Congresso brasileiro de qualidade na educação. v. 1. Brasília: MEC/SEF, 2002. p. 89-94.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto deve ser digitado em página A4, todas as margens com 3 (três) cm, espaçamento entre linhas 1,5 cm, recuo de primeira linha com 1 cm, letra Times New Roman, corpo 12.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

A revista se reserva os direitos autorais sobre as contribuições publicadas, sem retribuição material para o autor, podendo disponibilizá-las on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados; também poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.

 

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