Foco e Escopo

O campo de discussão da Revista História & Ensino engloba: ensino de história; educação histórica;  metodologias para o ensino de História; aprendizado histórico; Didática da História;construção do saber histórico escolar; história da disciplina de História (escolar ou acadêmica); estágio de História; ensino de História extraescolar; História da Educação; currículo de História (escolar ou acadêmico); cognição histórica; relações entre Ensino de História e História Pública; formação do professor de História; História da infância e da juventude.

Entende que os artigos devem veicular resultados de pesquisas e que os relatos de experiências didático-pedagógicas devem ser fundamentados em termos teóricos e metodológicos. DEVEM SER INÉDITOS.

Destina-se aos alunos do curso de História, professores de História de todos os níveis de ensino, pesquisadores voltados para o ensino de História.

A Revista História & Ensino aceita contribuições em português, inglês e espanhol, no que diz respeito aos artigos de fluxo contínuo, às entrevistas, às traduções e às resenhas de livros publicados no Brasil nos últimos 02 (dois) e, no exterior, nos últimos 03 (três) anos.

Editorial

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Apresentação

Dossiê

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Serão aceitos artigos de mestres, doutores, pós-doutores e alunos da pós-graduação (mestrandos e doutorandos).

História da Educação

Serão aceitos artigos do campo da História da Educação ou historigorafia da educação de autores  mestres, doutores, pós-doutores e alunos da pós-graduação (mestrandos e doutorandos).

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Fundamentos da Educação

História nos Anos Iniciais

Autor(a) Convidado(a)

Artigos acadêmicos de pesquisadores de relevância para o campo da História e seu ensino, convidados para serem partícipes da revista.

Tradução

Traduções para o português de textos escritos em qualquer língua, com a devida autorização do autor, produzidos por mestres, doutores, pós-doutores e alunos da pós-graduação (mestrandos e doutorandos).

Laboratório (artigo)

Serão aceitos artigos de pesquisadores iniciantes (mestrandos). Contudo, segue as normas acadêmicas, de formatação e de pesquisa e avaliado pelos pares (mesma política de publicação de outros artigos).

Resenhas

Serão aceitas resenhas de mestres, doutores, pós-doutores e alunos da pós-graduação (mestrandos e doutorandos).

Expediente

Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Divulgação

Processo de Avaliação pelos Pares

A revista conta com avaliação dupla, tripla em caso de discrepancia, realizada por Consultores, todos doutores ou mestres conhecedores da área.

A Revista incluirá as seguintes seções:
  • Artigos de fluxo contínuo
  • Entrevistas: realizadas com personalidades e/ou acadêmicos com produção relevante, vinculados ao ensino de História
  • Laboratório: artigos de alunos da pós-graduação que estão iniciando a pesquisa sobre ensino de História.
  • Traduções: artigos referentes ao ensino de História traduzidos
  • Resenhas: de livros publicados no Brasil nos últimos 02 (dois) e, no exterior, nos últimos 03 (três) anos

Periodicidade

A publicação impressa constava com publicação anual. A  publicação eletrônica conta com publicação semestral.Publicação semestral.

Política de Acesso Livre

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...