OS JAPONESES E A TEICULTURA NO MUNICÍPIO DE REGISTRO: A PAISAGEM COMO RESULTADO DE UM PROCESSO MIGRATÓRIO

Autores

  • Alessandro Aoki UEM
  • Maria das Graças de Lima Universidade Estadual de Maringá - UEM

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2011v20n2p129

Palavras-chave:

Cultura e Migração

Resumo

A imigração japonesa no Brasil foi responsável pela introdução de uma nova cultura, cuja identidade será cristalizada, à medida que as relações sociais vão se aprofundando, por meio da vivência em grupos, sejam da mesma etnia ou não. Dessa forma, a preocupação foi de retratar o modo de vida do imigrante japonês, do passado ao presente, numa relação que levará em conta o trabalho e cultura de um grupo de etnia oriental. Trata-se de contextualizar as relações que envolvem a colônia japonesa e a teicultura, técnica agrícola empregada no cultivo do chá no município de Registro. Essa relação remete à formação de uma identidade cultural firmada nos princípios da organização do trabalho do imigrante japonês ao longo de quase cem anos de colonização, a ser completada no ano de 2012. Portanto, visou caracterizar todo o processo da construção da paisagem numa escala de espaço e tempo, entre o passado e o presente, representados pela memória dos descendentes dessa cultura oriental que contribuíram com lembranças de um passado recente.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Alessandro Aoki, UEM

Mestrando de Geografia do Programa de Pós Graduação pela Universidade Estadual de Maringá. Atuando na área de Geografia Humana, nos temas envolvendo cultura e fenômenos migratórios.

Maria das Graças de Lima, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Geógrafa (UEL). Doutora em Geografia Humana (USP). Professora Adjunta da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Downloads

Publicado

2012-06-02

Como Citar

Aoki, A., & Lima, M. das G. de. (2012). OS JAPONESES E A TEICULTURA NO MUNICÍPIO DE REGISTRO: A PAISAGEM COMO RESULTADO DE UM PROCESSO MIGRATÓRIO. GEOGRAFIA (Londrina), 20(2), 129–150. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2011v20n2p129

Edição

Seção

Artigos