TÉCNICAS DE REGRESSÃO LOGÍSTICA APLICADA À ANÁLISE AMBIENTAL

Autores

  • Carlos André Bulhões Mendes IPH / UFRGS
  • Fausto Alfredo Canales Vega IPH / UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2011v20n1p5

Palavras-chave:

Regressão logística, Pantanal, Sistema de informações geográficas

Resumo

Este estudo tenta identificar quanto entendimento das forças motrizes de alterações no padrão do uso do solo, pode ser ganho com uma análise geográfica e estatística. Tal abordagem é aplicada no ecossistema Pantanal no Brasil e leva em conta a variabilidade espacial dos processos de mudanças da terra. Os modelos aqui desenvolvidos sugerem que alguns fatores principais dirigem os processos de mudanças, relacionando-se a algumas fundamentações teóricas bem estabelecidas. Os resultados sugerem que a conversão para uso agrícola é controlada por custos de transporte e fatores agroclimáticos. Heterogeneidade espacial como também a variabilidade temporal afeta a habilidade para utilizar os modelos de regressão para grandes extrapolações. Os modelos permitem avaliar o impacto de mudanças derivados das forças indutoras que são representadas através de critérios geográficos. Os modelos poderiam ser incorporados em um arcabouço institucional de planejamento, análise de cenários e avaliação de impactos a nível governamental.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Carlos André Bulhões Mendes, IPH / UFRGS

Eng. Civil, M.Sc., Ph.D. Professor do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) / Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Departamento de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos.

Fausto Alfredo Canales Vega, IPH / UFRGS

Eng. Civil, M.Sc. Doutorando no programa de pós-graduação em Recursos Hídricos e Saneamento ambiental IPH / UFRGS. Departamento de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos.

Downloads

Publicado

2011-07-20

Como Citar

Bulhões Mendes, C. A., & Canales Vega, F. A. (2011). TÉCNICAS DE REGRESSÃO LOGÍSTICA APLICADA À ANÁLISE AMBIENTAL. GEOGRAFIA (Londrina), 20(1), 5–30. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2011v20n1p5

Edição

Seção

Artigos