ACUMULAÇÕES DE DETRITOS LENHOSOS E MUDANÇAS NA MORFOLOGIA DO CANAL FLUVIAL NO RIO GUABIROBA, GUARAPUAVA (PR)

Autores

  • Andrey Luis Binda Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS - Chapecó-SC
  • Oscar Vicente Quinonez Fernandez Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE - Marechal Cândido Rondon-PR

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2011v20n1p31

Palavras-chave:

Detritos lenhosos, morfologia de canal, perfis transversais, erosão e deposição.

Resumo

Árvores, galhos e folhas caídos dentro de um canal fluvial podem tornar-se um significativo agente componente do processo sedimentar, sendo de ocorrência natural e freqüente em sistemas fluviais que cortam áreas florestadas. Toda essa carga de material de origem vegetal que se encontra dentro do canal é chamada de “detritos lenhosos” e desempenham função chave na geomorfologia de canais. Os detritos lenhosos afetam os processos de erosão e de deposição que controlam a geometria do canal, alterando a morfologia do perfil transversal. A presente pesquisa teve por objetivo verificar a influência de acumulações de detritos lenhosos na morfologia do canal do rio Guabiroba, no município de Guarapuava, estado do Paraná. A influência dos detritos lenhosos sobre a morfologia do canal foi monitorada por meio da construção de perfis transversais, tanto à montante como à jusante de três acumulações. Ao término do período de monitoramento (dezembro/2007 a março/2009) foi observado que houve um predomínio de processos erosivos a montante das acumulações de detritos lenhosos e que a jusante dos mesmos houve um predomínio de sedimentação. Verificou-se, ainda, a estreita relação entre a precipitação pluvial e a ação dos detritos lenhosos na criação e manutenção de unidades soleira-depressão e seus reflexos nos processos erosivo-deposicionais.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Andrey Luis Binda, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS - Chapecó-SC

Licenciado e Bacharel em Geografia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO - Guarapuava-PR. Mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE - Francisco Beltrão-PR. Atualmente é professor assistente da área de Climatologia e Hidrologia da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS - Chapecó-SC.

Oscar Vicente Quinonez Fernandez, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE - Marechal Cândido Rondon-PR

Geólogo pela Universidad de Assunción (Paraguai). Mestre e Doutor em Geociências pela Universidade Estadual Paulista - UNESP - Rio Claro-SP. Atualmente é professor associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE - Marechal Cândido Rondon-PR.

Downloads

Publicado

2012-02-22

Como Citar

Binda, A. L., & Fernandez, O. V. Q. (2012). ACUMULAÇÕES DE DETRITOS LENHOSOS E MUDANÇAS NA MORFOLOGIA DO CANAL FLUVIAL NO RIO GUABIROBA, GUARAPUAVA (PR). GEOGRAFIA (Londrina), 20(1), 31–50. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2011v20n1p31

Edição

Seção

Artigos