Editorial

Autores

  • Rosely Sampaio Archela UEL/CCE/Departamento de Geociências

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2004v13n1p

Resumo

A Revista de Geografia do Departamento de Geociências do CCE da UEL é responsável pela divulgação de trabalhos técnico-científicos originais e inéditos de interesse da Ciência Geográfica e Ciências afins.

A atuação da área de Geografia na questão ambiental tem se pautado pela aplicação do conhecimento geográfico a problemas ambientais decorrentes do uso e ocupação do meio físico pelo homem.

Dentro deste enfoque a edição atual  buscou inicialmente, através da utilização do SIG com a obtenção de cartas de uso de solo e de declividade, contribuir para um melhor entendimento da relação solo-paisagem. Reuniu também o diagnóstico de águas superficiais de um estudo de caso e uma proposta de classificação qualitativa que visou contribuir no estudo do balanço hídrico no estado do Paraná.

Noções básicas de solos aplicadas a pequenos agricultores, problemas culturais relacionados à deposição de resíduos sólidos urbanos, o turismo e o meio ambiente também vieram enriquecer o temário deste número.

O ensino de Geografia e de Pedologia nos cursos de graduação em Geografia, com as dificuldades de ensinar Geografia e a formação profissional do Geógrafo, também são pontuados nesta revista numa dimensão que incita os leitores à reflexão.

Encerrando o periódico se destacam uma oficina pedagógica sobre a identificação de minerais através de suas propriedades macroscópicas e uma resenha que relata a experiência de um geógrafo renomado no cenário brasileiro.

Os conceitos emitidos em artigos, resenhas e notas assinadas nesta edição são de exclusiva responsabilidade de seus autores. Permite-se a reprodução total ou parcial dos trabalhos aqui apresentados desde que seja indicada explicitamente a sua fonte.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rosely Sampaio Archela, UEL/CCE/Departamento de Geociências

Doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo, Brasil(2000). Professora Associada da Universidade Estadual de Londrina , Brasil. Experiência nas áreas de Geografia com ênfase em Cartografia.

Publicado

2010-10-15

Como Citar

Archela, R. S. (2010). Editorial. GEOGRAFIA (Londrina), 13(1). https://doi.org/10.5433/2447-1747.2004v13n1p

Edição

Seção

Editorial