Editorial

Rosely Sampaio Archela

Resumo


A Revista de Geografia do Departamento de Geociências do Centro de Ciências Exatas, da Universidade Estadual de Londrina é responsável pela divulgação de trabalhos técnicos - científicos originais e inéditos da Ciência Geográfica e Ciências afins.

Abrimos este número com artigos que enfocam o uso do geoprocessamento aplicado à expansão urbana num município do estado do Rio de Janeiro; análise ambiental em cidades de pequeno e médio porte do Paraná e um zoneamento ecológico econômico como instrumento de Gestão Ambiental em Mato Grosso do Sul. A seguir textos sobre problemas ambientais em áreas de microbacia, análise da qualidade de vida e o uso da água evidenciam assuntos bastante atuais e que assumem vital importância nas discussões globais. O bloco seguinte oferece uma compreensão do campesinato como uma classe em extinção; descrições sedimentológicas e pedológicas que auxiliaram na identificação de paleossolos.

Finalizando, o periódico destaca uma oficina pedagógica que apresenta como tema a orientação espacial e aborda importantes conceitos, bem como a construção de alguns instrumentos muito utilizados nessa temática.

Essas contribuições, apesar das dificuldades de trazer a público esta edição, irão contribuir com certeza para a evolução do conhecimento geográfico.




DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2447-1747.2004v13n2p

Direitos autorais 2010 GEOGRAFIA (Londrina)

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

 

Locations of visitors to this page

 

Geografia (Londrina)

ISSN: 0102-3888

E-ISSN: 2447-1747 

E-mail: revista.geografia.uel@gmail.com