A importância do enfoque transdisciplinar na aplicação de modelos de desenvolvimento: o exemplo do Projeto Maradi no Níger

Cláudio Eduardo de Castro, Edison Archela, Nilza Aparecida Freres Stipp

Resumo


A transdisciplinaridade é uma abordagem metodológica científica alternativa à superação dos paradigmas vigentes de uma análise mais reducionista, puramente disciplinar. A finalidade da transdisciplinaridade é tentar uma nova abordagem, aberta, que evolua constantemente, através da observação, recolocando o homem no centro das suas próprias preocupações. Porém, longe dos desvios gnósticos (atualmente designado por Nova Era e Gaia), que obscurecem, tanto a maneira de se fazer ciência, quanto ao refletir na espiritualidade humana; levando aos descaminhos da procura por respostas concretas, no abstrato fictício, e de verdades, nos vazios do pensar néscio.

O presente trabalho procura mostrar a necessidade desse tipo de abordagem, utilizando-se para tanto, de uma análise crítica à aplicação de um programa de desenvolvimento agrícola, formulado pelo Banco Mundial, numa região da República do Níger, marcada por problemas climáticos-ambientais e com longo histórico sociocultural.


Palavras-chave


Transdisciplinaridade, Novos Paradigmas, Projeto Maradi, Níger, Desenvolvimento.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2447-1747.2003v12n1p451

Direitos autorais 2010 GEOGRAFIA (Londrina)

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

 

Locations of visitors to this page

 

Geografia (Londrina)

ISSN: 0102-3888

E-ISSN: 2447-1747 

E-mail: revista.geografia.uel@gmail.com