A universidade, a avaliação e a prática de ensino

Autores

  • Ângela Massumi Katuta

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2003v12n1p413

Resumo

No presente texto, discutiremos inicialmente, a equivocada identificação que ocorre, junto à maioria da po­pulação brasileira, entre os termos Universidade e Ensino Superior. Fato esse que dificulta a compreensão das problemáticas relativas à Universidade pública, principalmente àquelas relacionadas à destruição do atual modelo. Em seguida, abordaremos a importância da avaliação institucional interna e externa como elementos que podem nortear o estabelecimento de políticas educacionais mais democráticas, alertando para o fato de que tal processo pode ser usado também para a elitização do ensino. Finalizaremos a reflexão, dis­cutindo o significado do termo prática de ensino, com o intuito de explicitar a idéia de que a Universidade, bem como os processos de avaliação (internos e externos), atualmente, são expressões, não apenas, mas, também, das ações docentes em diferentes frentes de atuação (ensino, pesquisa e extensão). Por conseguinte, o referido termo, deve ser concebido num sentido mais amplo, pois, em geral, é entendido de forma restrita, como se o mesmo se circunscrevesse apenas às práticas docentes no território da sala de aula. Para que isso ocorra, é pressuposto fundamental, a reflexão e debate sobre o conceito e papéis da Universidade. Esses, são elementos primordiais, obviamente não os únicos, para que se possam estabelecer políticas de melhoria de qualidade da atuação da Universidade pública, a fim de defendê-la das atuais políticas neoliberais que atuam visando torná-la ainda mais elitista.

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Publicado

2010-10-12

Como Citar

Katuta, Ângela M. (2010). A universidade, a avaliação e a prática de ensino. GEOGRAFIA (Londrina), 12(1), 413–426. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2003v12n1p413

Edição

Seção

Artigos