A pesquisa de memória viva - uma experiência da sua utilização na formação dos professores de geografia

Autores

  • Maria del Carmen Matilde Huertas Calvente UEL/CCE/Departamento de Geociências
  • Jeani Delgado Paschoal Moura
  • Ideni Terezinha Antonello

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2003v12n1p391

Resumo

A técnica de pesquisa de memória viva é um instrumento eficaz que pode ser utilizado, no ensino de Geo­grafia, nos níveis Fundamental, Médio e Superior, para relacionar o conteúdo discutido em sala de aula com o meio pesquisado. Esta proposta de ensino permite desenvolver um estudo sobre o espaço, entendendo-o como o resultado materializado do trabalho social, revelado pelas temporalidades de desenvolvimento e de tecnificação de uma determinada sociedade. Essas temporalidades emergem na subjetividade transmitida no discurso oral – memória viva dos sujeitos sociais, no momento em que discorreram sobre a sua trajetória de vida, do seu lugar, da sua existência, presente nos textos produzidos pelos grupos de discentes a partir da aplicação dessa técnica de pesquisa no trabalho de campo em Jataizinho/PR, nos quais afloram os momentos ou períodos do processo histórico brasileiro. Percebe-se que, na busca da união teoria-prática, obteve-se o resultado almejado, pois a experiência ensejada na realização de um trabalho de campo interdisciplinar demonstrou a importância de se trabalhar ancorado na realidade concreta, pois a partir da vivência empírica emerge as transformações sócio-espaciais, as quais podem ser apreendidas pelas várias abordagens que fundamentam o ensino-aprendizagem do futuro profissional de Geografia.

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Publicado

2010-10-12

Como Citar

Calvente, M. del C. M. H., Moura, J. D. P., & Antonello, I. T. (2010). A pesquisa de memória viva - uma experiência da sua utilização na formação dos professores de geografia. GEOGRAFIA (Londrina), 12(1), 391–402. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2003v12n1p391

Edição

Seção

Artigos