O programa tv escola pelo prisma da prática do professor

Autores

  • Alexandre Orsi
  • Maria del Carmen Matilde Huertas Calvente

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2003v12n2p141

Palavras-chave:

Educação, TV Escola, Aperfeiçoamento profissional, Recurso didático.

Resumo

Este artigo aborda o tema do Programa TV Escola e as dificuldades na sua utilização pelos professores. Enfoca os problemas da utilização desse programa do Ministério da Educação devido à incompatibilidade metodológica da sua correta aplicação em relação à política educacional do Estado do Paraná. Demonstra a insuficiência da hora-atividade perante o tempo necessário para que se faça um uso qualitativo desse material. Além disso, demonstra a situação em que se encontram as estruturas desse projeto em algumas escolas de Londrina, no tocante ao espaço físico, à organização e ao estado de conservação dos aparelhos que são utilizados no Programa TV Escola. Relata ainda os pareceres de professores sobre a qualidade dos programas e as dificuldades da inserção desses vídeos na prática pedagógica, através da análise de como os professores preenchem seu tempo, no período matutino, vespertino e noturno. Este artigo traz também uma análise de um dos programas educacionais transmitidos pelo Canal TV Escola, com os devidos comentários, além de uma análise de uma experiência que demonstra o tempo necessário para tomar posse do material e utilizá-lo. Por fim, como não poderia deixar de ser, sugere uma adequação da hora-atividade e do salário dos professores, como forma de solucionar as dificuldades ocasionadas pelo tempo extra necessário ao uso correto dos vídeos do TV Escola como instrumento didático e como meio de aperfeiçoamento do professor.

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Biografia do Autor

Maria del Carmen Matilde Huertas Calvente

Professor Adjunto do Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Londrina, orientadora da monografia.

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Publicado

2010-10-11

Como Citar

Orsi, A., & Calvente, M. del C. M. H. (2010). O programa tv escola pelo prisma da prática do professor. GEOGRAFIA (Londrina), 12(2), 141–162. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2003v12n2p141

Edição

Seção

Artigos