O fenômeno de expansão das instituições de ensino superior e o território brasileiro

Autores

  • Francisco das Chagas do Nascimento Júnior Nascimento Júnior

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2006v15n1p145

Palavras-chave:

Dinâmica Territorial, Instituições de Ensino Superior, Desigualdades Regionais, Saberes Locais, Geografia da Educação Superior

Resumo

Analisa-se a recente dinâmica de expansão de Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil, considerando, como fator de explicação deste fenômeno, os condicionantes socioespaciais que caracterizam o território brasileiro no período atual. Parte-se do pressuposto de que a constituição do meio técnico-científico-informacional, dado territorialmente de maneira desigual, cria demandas educacionais e condiciona a expansão da educação superior no país. Para a avaliação deste fenômeno tomam-se como variáveis a evolução das IES, dos cursos de graduação e pós-graduação, por estado, bem como o pessoal formado nestes níveis de ensino no período que se estende entre 1991 e 2002. Concomitantemente, busca-se identificar as lógicas e estratégias dos agentes que promovem a oferta do ensino superior no país (o setor público e a iniciativa privada). Estabelecem-se os nexos entre a instalação das IES e a moderna estrutura produtiva existente no território brasileiro destacando-se a presença daquelas instituições como um recurso local. Por fim, a difusão territorial dos cursos de ensino superior no país permite a construção de uma tipologia espacial que encontra seus fundamentos no novo paradigma produtivo e na nova divisão territorial do trabalho – exigentes de racionalidade técnica, instituídos no Brasil.

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Biografia do Autor

Francisco das Chagas do Nascimento Júnior Nascimento Júnior

Geógrafo. Aluno do curso de mestrado do Programa de Pós Graduação em Geografia (área de concentração em Organização do Espaço) da UNESP – campus de Rio Claro. Membro do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos Territoriais (NET). Bolsista CNPq

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Publicado

2010-10-11

Como Citar

Nascimento Júnior, F. das C. do N. J. (2010). O fenômeno de expansão das instituições de ensino superior e o território brasileiro. GEOGRAFIA (Londrina), 15(1), 145–171. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2006v15n1p145

Edição

Seção

Artigos