A transdisciplinaridade da desertificação

Autores

  • Admilson da Penha Pachêco
  • Neison Cabral Ferreira Freire
  • Utaiguara da Nóbrega Borges

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2006v15n1p5

Palavras-chave:

Desertificação, Caatinga, Semi-árido.

Resumo

A humanidade vem interagindo com o meio ambiente de forma complexa, modificando habitats naturais. Em países pobres, o consumo dos recursos naturais não isenta a população do ciclo vicioso da pobreza e da degradação ambiental. No Brasil, o semi-árido é uma das regiões mais afetadas pelo problema, ocasionando processos desertificatórios crescentes com graves conseqüências sócio-ambientais. Assim, no contexto do semi-árido brasileiro, o objetivo deste artigo é abordar de forma teórica e conceitual a desertificação - um tema transdisciplinar, pois permeia e perpassa várias áreas do conhecimento.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Admilson da Penha Pachêco

Professor Adjunto do Departamento de Engenharia Cartográfica do Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE.

Neison Cabral Ferreira Freire

Pesquisador Assistente da Coordenação Geral de Estudos Ambientais e da Amazônia, Instituto de Pesquisas Sociais, Fundação Joaquim Nabuco

Utaiguara da Nóbrega Borges

Coordenador do Setor de Geoprocessamento do Departamento de Engenharia Cartográfica do Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Pernambuco.

Downloads

Publicado

2010-10-11

Como Citar

Pachêco, A. da P., Freire, N. C. F., & Borges, U. da N. (2010). A transdisciplinaridade da desertificação. GEOGRAFIA (Londrina), 15(1), 5–34. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2006v15n1p5

Edição

Seção

Artigos