Rio Cerne: um olhar geográfico e ambiental

Autores

  • Aparecida de Oliveira Neves Reis
  • Margarida de Oliveira Almeida Fernandes

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2006v15n2p111

Palavras-chave:

Meio Ambiente, Geografia, Bacia Hidrográfica

Resumo

O presente artigo aborda uma experiência didática em Geografia com alunos de 7ª série. Tendo como foco a questão ambiental, partiu-se da idéia de que um trabalho de ensino relacionado com o meio ambiente deve levar os alunos a refletirem sobre os problemas que afetam sua vida e a vida de todos e a se sentirem responsáveis pelo mundo em que vivem tornando-se agentes modificadores através da mudança de atitudes. Para tanto, a bacia hidrográfica do Cerne, no município de Sertanópolis, Estado do Paraná, foi escolhida como objeto de estudo. Através do trabalho de campo, os alunos puderam presenciar as alterações ambientais, perceber e sensibilizar-se com a problemática ambiental, bem como aprender conceitos referentes ao meio ambiente, ao mesmo tempo em que levantaram sugestões de intervenções ligadas à área.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Aparecida de Oliveira Neves Reis

Graduada em História e Especialista em Análise Ambiental em Ciências da Terra, Universidade Estadual de Londrina ( UEL). Londrina, Pr

Margarida de Oliveira Almeida Fernandes

Professora de Metodologia de Ensino Superior do Curso de Especialização em Análise Ambiental em Ciências da Terra.

Downloads

Publicado

2010-10-02

Como Citar

Reis, A. de O. N., & Fernandes, M. de O. A. (2010). Rio Cerne: um olhar geográfico e ambiental. GEOGRAFIA (Londrina), 15(2), 111–127. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2006v15n2p111

Edição

Seção

Artigos