Rio Cerne: um olhar geográfico e ambiental

Aparecida de Oliveira Neves Reis, Margarida de Oliveira Almeida Fernandes

Resumo


O presente artigo aborda uma experiência didática em Geografia com alunos de 7ª série. Tendo como foco a questão ambiental, partiu-se da idéia de que um trabalho de ensino relacionado com o meio ambiente deve levar os alunos a refletirem sobre os problemas que afetam sua vida e a vida de todos e a se sentirem responsáveis pelo mundo em que vivem tornando-se agentes modificadores através da mudança de atitudes. Para tanto, a bacia hidrográfica do Cerne, no município de Sertanópolis, Estado do Paraná, foi escolhida como objeto de estudo. Através do trabalho de campo, os alunos puderam presenciar as alterações ambientais, perceber e sensibilizar-se com a problemática ambiental, bem como aprender conceitos referentes ao meio ambiente, ao mesmo tempo em que levantaram sugestões de intervenções ligadas à área.

 


Palavras-chave


Meio Ambiente; Geografia, Bacia Hidrográfica

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2447-1747.2006v15n2p111

Direitos autorais 2010 GEOGRAFIA (Londrina)

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

 

Locations of visitors to this page

 

Geografia (Londrina)

ISSN: 0102-3888

E-ISSN: 2447-1747 

E-mail: revista.geografia.uel@gmail.com